Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Urbano Agroindustrial automatiza controle e monitoramento de silos

Postado em: 15/05/2017, às 21:03 por jackeline

A Urbano Agroindustrial – uma das maiores empresas do setor de alimentos do País, que atua no beneficiamento de arroz, feijão e macarrão de arroz – implementou um projeto inovador para monitoramento e controle do volume dos grãos armazenados nos silos. Desenvolvido pela Senior, empresa especializada na oferta de software para gestão empresarial, de pessoas, logística, relacionamento com clientes e controle de acesso, o projeto é pioneiro no Brasil e envolveu a automatização dos processos por meio do uso de Internet das Coisas (IoT) e computação cognitiva.

Na planta da Urbano em Jaraguá do Sul/SC, equipamentos instalados dentro do silo de beneficiamento de arroz, incluindo emissores baseados em LED e receptores óticos, capturam o volume de grãos armazenados e enviam as informações em tempo real para o sistema da Senior – que pode ser acessado por computador ou smartphone.

A partir de comandos de voz ou texto, os funcionários conseguem solicitar informações analíticas geradas pela plataforma sobre os silos, recebendo os dados e relatórios nos mais diversos dispositivos. Esta é uma espécie de "conversa" que a tecnologia IBM Watson permite dentro do projeto, respondendo perguntas sobre o silo. O sistema tem capacidade de processar informações e aprender com elas, assim como acontece com o cérebro humano.

Para a integração das tecnologias, foi empregada a plataforma IBM Bluemix, a qual permite que todo o gerenciamento das informações seja realizado na nuvem e tecnologia da IBM sejam integradas rapidamente ao projeto. Dessa forma, o acesso aos dados pode ser feito de qualquer hora e lugar. A plataforma na nuvem permitiu o uso de APIs da IBM (sigla em inglês de Interface de Programação de Aplicativos) em IoT, Watson Conversation, dados da Weather Company, entre outros.

De acordo com o pesquisador da Sênior,  Márcio Jasinski o projeto foi desenvolvido em um modelo de cocriação. "A equipe de Pesquisa Aplicada da Senior visitou a linha de produção da Urbano Agroindustrial e pode entender in loco a demanda do cliente para então propor uma solução dentro dos parâmetros já estabelecidos", explica. Essa abordagem fez com que profissionais com grande conhecimento em tecnologia e agronegócio trabalhassem juntos e permitiu, assim, o surgimento de uma solução pioneira e aderente às necessidades do cliente.

A solução da Senior revoluciona o processo original de controle e monitoramento do volume dos grãos de arroz dentro do silo.

O case será apresentado no Iot Business Forum, dia 29 de junho, no WTC, em São Paulo.

Tags: , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top