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Gastos mundiais com publicidade online crescem 15% em 2012

Postado em: 16/04/2013, às 22:56 por Redação

Os gastos mundiais com publicidade online totalizaram R$ 36,6 bilhões no ano passado, o que representa um crescimento de 15% em relação a 2011, de acordo com dados do Interactive Advertising Bureau (IAB). Segundo o levantamento, a publicidade em dispositivos móveis foi a categoria que registrou o crescimento mais acelerado, embora ainda represente uma pequena parcela do mercado (9%).

Os anúncios em plataformas móveis somaram US$ 3,4 bilhões, elevação de 111% em relação à receita de US$ 1,6 bilhão obtida um ano antes. Apesar do crescimento de três dígitos pelo segundo ano consecutivo, a alta ficou abaixo dos 149% contabilizados em 2011 ante 2010. "O número recorde representa uma mudança de paradigma porque o mercado reconhece o papel da multiplicidade de telas para o alcance efetivo da audiência de consumidores", destacou o presidente e CEO do IAB, Randall Rothenberg. "A mobilidade foi o destaque devido sua ubiquidade e habilidade intrínseca de servir como um painel de controle poderoso", pontuou.

A publicidade em resultados de buscas totalizou US$ 16,9 bilhões — quase a metade (46%) de toda a receita publicitária online. O crescimento desse segmento ficou ligeiramente igual ao mercado como um todo, de 14,5% (veja a tabela abaixo) A categoria de vídeos, ou seja, anúncios exibidos em vídeos na internet, por sua vez, faturou US$ 2,3 bilhões, elevação de 29% na comparação com o US$ 1,8 bilhão de 2011.

Entre as categorias da indústria, o varejo permanece como responsável pelos maiores investimentos em publicidade online, respondendo por 20% do total. Na sequência aparece o setor financeiro, que representou 13% da receita total em 2012.

 

2011

2012

 

%

US$

%

US$

Buscas

46,5%

14.768

46,3%

16.916

Classificados e diretórios

8,1%

2.580

6,6%

2.430

Geração de lead

4,8%

1.522

4,6%

1.689

E-mail

0,7%

213

0,4%

156

Mobilidade

5,0%

1.596

9,2%

3.370

Displays

 

 

 

 

  – Vídeos

5,7%

1.809

6,4%

2.330

  -Banners e displays

21,5%

6.811

21,1%

7.721

  -Patricínios

3,5%

1.121

2,3%

845

  -Rich media

4,1%

1.315

3,0%

1.113

    Total de Displays

34,8%

11.056

32,8%

12.009

Fonte: IAB -2013 (Receitas por formato de anúncio, em bilhões de dólares)

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