Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Publicidade: Verizon investe US$ 57 milhões em Jana, start-up de acesso patrocinado à Internet móvel

Postado em: 18/02/2016, às 21:40 por Redação

A start-up Jana, provedora de acesso gratuito à Internet, recebeu US$ 57 milhões da Verizon em uma nova rodada de investimentos. Com isso, a operadora torna-se a principal investidora da empresa de Boston, EUA, e coloca o CEO da Verizon AOL, Tim Armstrong, em seu conselho.

Por meio do aplicativo mCent (Android), os usuários poderão usar outros apps como YouTube, WeChat e fazer buscas no Google sem gastar franquia de dados de suas contas telefônicas. Em contrapartida, Jana serve como plataforma de publicidade (acesso patrocinado) e possui parceria com mais 311 operadoras de telefonia móvel podendo chegar a 4,5 bilhões de smartphones no País.

Atualmente, Jana leva internet para 30 milhões de usuários no mundo – inclusive no Brasil – e mais de três mil marcas já usaram o app para interagir com os usuários de Amazon, Twitter e WeChat. O objetivo do investimento é acelerar a expansão da start-up em mercados emergentes, em especial Indonésia, Brasil e China.

Além de Armstrong, o presidente da agência de publicidade Publicis, Maurice Levy, é membro do conselho da Jana.

Facebook x Verizon

A notícia surge uma semana após o órgão regulador indiano TRAI proibir oferta de pacotes de zero-rating no País com base na neutralidade de rede. Esse impedimento atinge diretamente o projeto Free Basics (antigo Internet.Org, do Facebook) e abre espaço para a start-up crescer no mercado indiano. Na Índia, o serviço de publicidade móvel do Jana já é o segundo maior do País – atrás apenas do Google.

A diferença entre as duas empresas é que Jana oferece acesso sem restrições, enquanto o Free Basics disponibiliza conteúdo de provedores específicos. Como fundo de cena, Verizon dá um passo importante para o cenário de publicidade over-the-top (OTT) e deve brigar com grandes empresas como Facebook e Google no caminho.

Tags: , , , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top