Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Startup desenvolve solução que simplifica monitoramento de ativos de rede

Postado em: 18/09/2017, às 21:22 por Redação

Uma das maiores preocupações das empresas que dependem do transporte são as falhas nos sistemas de controle e automação que eventualmente levam muito tempo para serem identificadas e corrigidas, causando um enorme prejuízo para as companhias, como o desperdício de combustível e o atraso para entrega do produto.

Ao identificar este desafio na operação logística, o Centro de Inovação da Cisco no Rio iniciou um processo de co-desenvolvimento com a startup Mogai, utilizando o DevNet – Programa de Desenvolvimento Cisco, que fornece aos desenvolvedores as ferramentas, os recursos e o código para criar soluções inovadoras e habilitadas para rede.

Como resultado deste processo, foi desenvolvida a solução Middleware OPC que possibilita integração do TI e gerenciamento de operação de TO em uma única interface para supervisão e monitoramento, reduzindo o prazo de análise e resolução de anomalias, evitando falhas e aumentando a eficiência. Esta falta de integração dos mundos de TI e TO não é um problema exclusivo de um determinado setor, mas se estende aos mais variados setores industriais.

Ao adotar o Cisco Prime Infrastructure, é possível monitorar em detalhes cada dispositivo Cisco instalado, bem como quaisquer ativos da rede (Cisco e não-Cisco). A integração com o Middleware OPC, permite reunir dados críticos de alarme de falha provenientes da Cisco Prime, convertendo-os no protocolo OPC, para que possa ser lido pela equipe TO através do seu sistema de gerenciamento (Sistema Supervisório).

A solução visa fazer conexão entre a rede de TI e todos os demais equipamentos, possibilitando uma análise em tempo real, além de um gerenciamento constante dos veículos, acelerando assim a identificação de problemas e a resolução, como falhas de comunicação na linha. Com o Middleware OPC, em apenas um clique, é possível identificar a causa de falha na linha, permitindo a solução do problema com muito mais rapidez e eficiência, aumentando a disponibilidade da rede.

A solução acaba de ter os testes iniciados e é um exemplo de como a IoT (Internet das Coisas) pode contribuir para alavancar os negócios de micro a grandes empresas de transporte e a produtividade em prol da Indústria 4.0.

Tags: , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top