Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Google recolhe dados pessoais para Street View e é multado na Alemanha

Postado em: 22/04/2013, às 15:03 por Redação

O órgão de proteção de dados e privacidade de Hamburgo, na Alemanha, multou o Google em 145 mil euros por recolher, sem autorização, dados de pessoas ao percorrer as ruas com seus carros para fazer as imagens para seu serviço Street View. Apesar de significar uma vitória dos direitos de privacidade, o valor representa apenas 0,002% da receita anual do site de buscas e, para o supervisor da agência, Johannes Caspar, a medida é inútil. "Enquanto os violadores da lei de proteção de dados forem penalizados com quantias tão insignificantes, a existência de leis de proteção pessoal no mundo digital, onde o cenário é propício para abusos, está longe de ser viabilizada", afirmou ao New York Times. O valor máximo da multa, segundo a legislação alemã, não alcança altas cifras — apenas 195 mil euros.

O Google segue justificando a captura de informações como o resultado "de um erro de programação no sistema". Conforme o órgão, o carro do Google Street View obteve trechos de e-mails, senhas, históricos, fotos e outras informações, recolhidos a partir das redes sem fio domésticas desprotegidas. O caso despertou alerta principalmente porque o objetivo do serviço da empresa nada tem a ver com dados de usuários, pois o veículo tira fotos de espaços públicos e disponibiliza-as em um mapa, a fim de reconstruir digitalmente a realidade offline.

"Trabalhamos duro para garantir direitos de privacidade no Google. Neste caso, contudo, não o fizemos, por isso arrumamos o problema assim que tivemos conhecimento dele", afirmou o conselheiro de privacidade do Google, Peter Fleischer, em comunicado enviado ao jornal americano. Ele também afirma que a companhia não irá apelar da sentença.

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top