Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Tecnologia garante acesso seguro de dispositivos IOT a serviços de nuvem

Postado em: 23/05/2017, às 22:32 por Redação

O Fujitsu Laboratories, centro de pesquisa subsidiário da Fujitsu, anuncia o desenvolvimento de uma tecnologia que permite o uso seguro e simples de serviços em cloud por meio de dispositivos Internet das Coisas (IoT), com a utilização da função de autenticação biométrica de smartphones e funcionalidades wireless.

A sociedade vivencia na era IoT a conexão de vários dispositivos a serviços de cloud. Quando os serviços são utilizados para, por exemplo, realizar entregas de encomenda em apartamentos e/ou em instalações públicas, ou ainda, para compartilhar carros, a autenticação do usuário é necessária cada vez que um serviço for usado. Atualmente, é necessário gerenciar vários sistemas de identificação (IDs) e senhas, o que torna o processo de autenticação ineficiente.

Levando em consideração esse cenário, ao aplicar o protocolo de autenticação online FIDO, que permite autenticação biométrica de um serviço de cloud sem extrair informações biométricas do smartphone do usuário, a Fujitsu desenvolveu a tecnologia que estabelece uma rede segura entre o serviço em cloud, o dispositivo IoT e o smartphone. Nesse sentido, a tecnologia verifica simultaneamente a identidade do usuário que está na frente do dispositivo IoT.

Com a novidade, os usuários podem acessar serviços em cloud de maneira segura e conveniente, por meio de uma variedade de dispositivos IoT sem que seja necessário o uso do ID e senha – apenas a autenticação através da biometria de seus smartphones. Além disso, a tecnologia desenvolvida pela Fujitsu permite o fornecimento de um serviço de autenticação pessoal, usando a biometria sem que seja necessário exigir que os provedores de serviços gerenciem as informações biométricas de uma pessoa para cada dispositivo ou serviço.

A Fujitsu continuará a aprimorar a novidade tecnológica para uma variedade de usos, com o objetivo de comercialização durante o ano fiscal de 2017.

Tags: , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top