Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Limite de tráfego também deve ser adotado na banda larga fixa, prevê Anatel

Postado em: 28/11/2014, às 18:37 por Redação

Depois de implementar o fim da navegação com velocidade reduzida na telefonia móvel após o consumo da franquia, o próximo passo das operadoras é acabar com o modelo de tráfego ilimitado na banda larga fixa. Essa é a previsão do superintendente de Competição da Anatel, Carlos Baigorri, que participou nesta sexta, 28, de debate sobre o tema no conselho consultivo da Anatel.

Para ele, é natural que as empresas adotem limites de tráfego também na banda larga fixa, de modo a garantir a sustentabilidade do negócio que hoje sofre principalmente pelo aumento do consumo de vídeo. Baigorri mencionou o efeito "boca de jacaré" frequentemente apontado pelas operadoras: o tráfego de dados cresce exponencialmente, enquanto que a receita tem um crescimento muito menor, resultando em duas linhas que se afastam gradativamente.

"Isso bota pressão e as empresas obrigatoriamente têm que mudar o seu modelo de negócio", afirma ele. Baigorri lembrou que no início da operação de 3G o modelo adotado foi o de consumo ilimitado, rapidamente substituído pelas franquias de dados. Inclusive, diz ele, a sua prestadora de banda larga fixa residencial já adota um limite de tráfego.

O debate no conselho consultivo foi sobre as notícias de que as operadoras móveis irão acabar com os planos em que o usuário tem velocidade reduzida após o consumo da franquia. Por causa do efeito "boca de jacaré", sustenta ele, a mudança do modelo de negócio já era esperada, o que foi acelerado pela redução gradual da VU-M, que vai chegar ao custo em 2019. "A partir do momento que a VU-M cai, as empresas vão buscar aumentar sua receita em outras áreas de negócio. Isso ia acontecer de qualquer jeito, a redução da VU-M só acelerou", observa ele.

Para ele, entretanto, a forma como o assunto foi abordado pela imprensa deu a entender que a mudança acontecerá "de hoje para amanhã". Na verdade, das quatro grandes apenas uma (que ele não citou, mas é a Vivo) está implementando, mas não em todo o País. No caso, o novo modelo foi implementado em Minas e Rio Grande do Sul desde o dia 6 de novembro. Já a Oi pretende adotar em todo o Brasil a partir de 1º de dezembro. As duas empresas, entretanto, só mudaram a forma de cobrança para os clientes pré-pagos. Uma operadora, que ele não mencionou qual, disse que não pretende mudar o modelo porque ele gera custo na rede de sinalização que não seria compensado pelo aumento da receita esperado.

De toda a forma, Baigorri procurou explicar que o fim modelo de tráfego ilimitado não é necessariamente ruim para o usuário. Isso porque no modelo de tráfego ilimitado, o preço estabelecido pela operadora é influenciado por aqueles usuários que consomem muito. Por isso, quem consome pouco acaba sendo prejudicado porque paga mais caro para "compensar" os heavy users.

Com o fim do tráfego ilimitado, surgem os diversos planos de franquia e assim o usuário escolhe aquele mais adequado ao seu perfil de consumo, o que é mais vantajoso para aquele que usa pouco que poderá pagar mais barato em relação ao plano ilimitado.

Tags: , , , , , , ,

29 Comentários

  1. Benardo disse:

    Retrocesso
    Exemplo se eles utilizarem o mesmo do móvel, faça um teste contrate 100mb de dados no móvel aqueles de 9,90 da vida, você detona esse 100mb menos de 1 dia, claro que as operadoras vão querer esse tipo de serviço, você contrata acaba rápido e fica nos pés deles adicionando novos planos igual são feitos no móvel, seu dinheiro indo embora roubando do cliente e fazendo todos usuários de bobos, esse cara que montou isso, admin da Anatel, maior roubo que ele vai fazer junto as operadoras. Ao colocar esse tipo de serviço, sou o primeiro a cancelar a internet e se brincar o fixo também.
    Fonte: Eu mesmo, trabalho com telecomunicações, sei como é.

  2. João disse:

    Aqui no Brasil recebemos só 10% da velocidade(Se você paga por uma net de 1mb ganha na verdade 100kb/s de download)… e agora isso. Só nesse país mesmo. Não conheço ninguém aqui em Minas que usa banda larga da Vivo, a empresa que fizer isso perde minha assinatura.

  3. Luirton disse:

    Isso não era nem para ser cogitado, coisa de GENTE MENTAL e BURRA que só visa o lucro das empresas os usuários que se F#@#….

  4. Pedro disse:

    Esse é nosso Brasil, cada vez mais temos serviços piores, com um custo maior. E os culpados somos nós Brasileiros que aceitamos tudo. Internet fixa limitada ? E ainda dizem que este é um pais em desenvolvimento.
    Estamos andando pra traz, retrocedendo cada vez mais. Concordo com João acima, a empresa que fizer isso também perde minha assinatura. Assim é melhor contratar somente a móvel que também é limitada e cancelar a fixa.
    País LIXO!!!

  5. Vinícius disse:

    Quero só ver o tamanho desse limite, porque o do 3G é uma piada.
    E João, o que você falou está errado. Esse 1 mega de internet é 1 megabit, não megabyte. 1 megabit = 125 kilobytes.

  6. FENIX disse:

    tenho assinatura da oi e da vivo e so colocar isso em andamento e cancelo no ato vamos ver quem vai perder se somos nois ou eles?

  7. OMene disse:

    vc realmente comentou algo idiota, isso ja deixou de ser verdade faz tempo hj em dia chega a 80%

  8. Gabriel disse:

    Assista isso jovem, antes de dar qualquer palpite que venha de fontes desconhecidas

    https://m.youtube.com/watch?v=vebiDhGnNgM

  9. Filipe Almeida disse:

    Isso não é legal. Ei ANATEL, respeite o
    consumidor !!!

  10. Lavosier barbosa disse:

    KKKK sou o primeiro a cancelar o serviço se limitar a minha banda. kkkkk

  11. Ubirajara disse:

    Tinha Oi 2Mbps.

    Mudei para Net 30Mbps, mas descobri só depois que havia franquia pra navegação de 100GB. Em 4 dias, já gastei 33% :'(

    Se voltar pra Oi, só tem plano com franquia agora, na Multiplay a mesma coisa, e a GVT diz que não está instalando na minha área :'( :'( :'(

  12. Ubirajara disse:

    A Claro também só tem com franquia

  13. Felipe disse:

    Muito bem colocado pelo Bernardo… Como eu odeio esse nosso país, com certeza alguém ta molhando a mão desse fdp pra que isso aconteça, nós já pagamos caro por um serviço ruim, e agora será limitado… Só nesse país de merda msm, pqp!!!

  14. belwan disse:

    Pq eles então não fazem planos livres? Como fico dono de uma lan que estou consumindo uns 5 terá ao mês?

  15. Hugo disse:

    Baigori, não sabe nem menti, isso aí pessoal e tipo a operação zelotes invertigada PF, venda de Medida provisória ao benecio alheio, são as operadores de TV por assinatura que estão pagando propina para criação de leis em seu favor pois seus principais concorrentes, netflix, YouTube e sistemas de transmissão online de jogos de futebol gratuito. Isso que é corrupção em massa.

  16. Fabio disse:

    Foram falar que whatsapp é o substituto das operadoras, que não precisavam de 3G pra fazer suas ligações pq tinham wifi, tá ai o que ganharam das operadoras como troco, agora vão fazer o que? aceitar calados é claro, como já aceitavam ridiculos limites de 10 mb por dia no 3G, garanto que nenhum politico ou empresinha rica americana vai estar protestando a favor do consumidor brasileiro não, estão todos do lado das operadoras, e pras operadoras o consumidor não passar de NADA, eles tratam todos nós como se fossemos burros e como nenhum consumidor vai fazer nada contra isso mesmo, vamos continuar todos vivendo nesse pais imundo como se o amanhã pertencesse a todos.

  17. PATRICIA disse:

    QUANDO VC PENSA QUE NÃO PODE FICAR PIOR, VC SE DECEPCIONA MAIS E MAIS .. O BRASIL ESTÁ UM CAUS … OS BRASILEIROS SEMPRE SOFRENDO .. SEMPRE NOS ROUBANDO EM TODAS AS QUESTÕES .. A ANATEL SEMPRE UMA EMPRESA QUE ESTÁ DISPOSTA A AJUDAR OS CONSUMIDORES AGORA DAR MARGEM A ESTE TIPO DE PROPOSTA … MUITOS BRASILEIROS FAZEM FACULDADE A DISTÂNCIA E PRECISAM ASSITIR AS VIDEOS AULAS … TRABALHAM DE CASA … E COMO ASSIM PACOTES DE DADOS!!!! REALMENTE LAMENTÁVEL E COMO SEMPRE PARA OS RICOS TUDO BEM E PARA AQUELES QUE NÃO TEM ESSA CONDIÇÃO FINANCEIRA DE ESTAR RENOVANDO PACOTES …. SENSAÇÃO TREMENDA DE IMPOTÊNCIA E VERGONHA ALHEIA ..

  18. Claudio Senna disse:

    Por so no Brasil acontece isso as autoridade tem medo do brasileiro descobriu as tecnologia que tem e boicotar muita tecnologia que tem por ai ser dizem pirata o não lhe convém não é divulgada dificultar o povo de saber tipo a antiga Cuba

  19. zac disse:

    Está claro a má fé das empresas de telefonia. Pois a verdade é que elas não querem investir em melhoramento de suas redes. O que elas querem é abranger cada vez mais usuários para pegar mais dinheiro e não investir. A solução é obedecer a lei, infelizmente sempre tem brechas, que elas se utilizam dela, isso porque os advogados contratados pelas empresas são especialistas em achar brechas na lei. Uma vez que o governo e a Anatel ficaram reféns das empresas prestadoras de serviço. De acordo com o código do consumidor, o consumidor final não pode ser prejudicado em um acordo negocial, pois as empresas não podem onerar o consumidor final, para que tenha mais ganho. Já digo, como disse no comentário anterior, primeiro, estão ferindo o principio da boa fé que esta na constituição de 88, depois estão ferindo o principio da vulnerabilidade do consumidor ( código de defesa do consumidor, artigo 4°, caput, inciso I e II, alínea d, e inciso III), que fala do mantenimento do desempenho contratado, a uma regulamento especifico na Anatel que diz que as prestadoras de internet tem que manter um mínimo de 80% do contratado, abaixo disso elas não podem fornecer, e logo devem fazer essa correção para que o serviço seja oferecido no que foi contratado. Ferindo o princípio da ordem econômica no país, garantido na constituição federal de 88, no artigo 170. Além de que este ato praticado pelas empresa constitui cartel. Sendo o consumidor final o mais prejudicado. A solução é o consumidor entrar com uma ação civil pública contra este ato, se houver uma enxurrada de ações civis na justiça eles param com isso. Além de ferir o artigo 421 do código civil, que é o primeiro artigo no titulo dos contratos, que fala que "A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato", ou seja, outro principio ferido, que esta garantido na Constituição " a FUNÇÃO SOCIAL". Artigo 423 do código civil, quando houver no contrato de adesão clausulas ambíguas ou contraditórias, dever-se-á adotar a interpretação mais favorável ao aderente. OU seja, qualquer clausula contratual que seja deveras onerosa para o consumidor pode ser anulada. Incluindo esta do limite de trafego. Uma vez que onera e fere diversos princípios garantidos na constituição, que são protetivos do cidadão brasileiro. E por favor, parem de culpar o governo em tudo. kkkkkkkkkk, Isso é falta de estudo do brasileiro e falta de procurar os seus direitos. O brasileiro infelizmente, tem a mania, de reclamar e xingar. Xinga de mais e faz de menos. Então procurem seus direitos e parem de botar a culpa no outro. Vai em um advogado e entra contra na justiça.

  20. zac disse:

    Quero ver irem pra rua fazer alarde igual fizeram neste mês pro impeachment. Junta um montão de gente e fecha a rua e pede impeachment do presidente ou diretor, ou dirigente, responsavel da anatel. kkkkkkkkkkkkkkk

  21. mARCELO disse:

    Sem pensar nas gatonet, que prestam um serviço pra aqueles que nao podem pagar rios de dinheiro em internet

  22. acassio disse:

    adeus jogos via downloads piratas e ate mesmo pela steam,adeus net flix,traduzindo brasil era das carvena vamos viver um far cry primal que legal,todo mundo tomando no cu kkkk

  23. acassio disse:

    vou ganhar um dinheiro dessas operadore tudo no pau

  24. cristiano disse:

    cada vez mais eu cinto vergonha de ser brasileiro e me consumo de raiva de não poder sair deste pais de merda.

  25. Pedro disse:

    O problema desse discurso aí é que simplesmente todos os usuários vão virar os heavy users. Assim como eu não conheço ninguém que é satisfeito com o plano de dados móveis que tem… sinto muito pelas empresas de dados mas vista estão virando um lixo… e se fizerem esse boicotesinho ao YouTube e ao Netflix tenho péssimas noticias pra vc se. .. cancelo tudo mas não compro a Tv porcaria de vocês!

  26. alexandre disse:

    assim que esse plano maldito começar a valer eu cancelo minha conta com a maldita OI

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top