Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

SENAR – GO aprimora visibilidade e controle das aplicações

Postado em: 06/01/2016, às 10:21 por Redação

Com o objetivo de aumentar a produtividade dos cerca de 100 colaboradores e diminuir custos com o uso racional da internet, o SENAR – GO – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás implantou novas ferramentas que permitem aumento da visibilidade e o controle das aplicações, com recursos de segurança adicionais. 

O SENAR nacional atende gratuitamente dois milhões de brasileiros do meio rural todos os anos com ações de formação profissional rural e atividades de promoção social. São 27 administrações regionais promovendo cursos e capacitações para desenvolver competências profissionais e sociais em aproximadamente 300 profissões do meio rural.

A entidade goiana detectou que como principal gargalo na área de TI a visibilidade limitada das aplicações utilizadas em sua rede. Aplicativos criptografados e que geram baixa produtividade, como redes sociais e sites de streaming, não eram identificados pela antiga solução de segurança. As ferramentas de visibilidade e a granularidade na identificação das aplicações permitiram que os administradores tivessem uma visão mais clara da rede gerando relatórios gerenciais para a tomada de decisões estratégicas.

Antes da implementação das soluções Fortinet pela parceira de negócios Zillion, percebia-se uma lentidão no acesso à Internet. Com a visibilidade, os gestores de TI puderam notar que não bastava apenas adquirir mais links, mas principalmente, era preciso controlar as aplicações que estavam sendo utilizadas na rede. Acessos a sites como Netflix, Facebook e Spotify foram restringidos por meio de técnicas de controle de acesso como banda consumida e bloqueio de sites maliciosos.

Somando-se à segurança adicionada, a solução da Fortinet também aumentou a produtividade de usuários remotos. Criaram-se regras para que usuários externos pudessem acessar o ambiente interno do Senar-GO por meio de uma conexão segura.

Após a implementação das soluções de segurança, a entidade conseguiu melhorar considerável do controle das aplicações devido à visibilidade do ambiente do por meio do monitoramento em tempo real e de relatórios gerenciais com alto nível de detalhamento.

Houve também aumento da segurança, devido aos recursos das ferramentas da Fortinet, que trouxeram mais mecanismos de proteção para a rede do cliente. Exemplos: Filtro Web por categorias, controle de aplicação, VPN, QoS, DLP, etc. Aliada a essa melhoria, a entidade conseguiu otimizar a produtividade, pois os administradores passaram a ter controle do que acontece dentro da rede e puderam otimizar os recursos com mais eficiência.

A solução produz relatórios de acesso à internet automatizados, permitindo constante reavaliação do ambiente e ajudam os gestores a tomarem ações proativas em vez de aguardar um problema acontecer.

Com a implementação, o Senar – GO consolidou diversos serviços de segurança em uma única solução, reduzindo o custo anual do ambiente. Além disto, o controle de acesso tornou a aquisição de novos links desnecessária uma vez que melhorou a eficiência da utilização da internet.

"A maior insatisfação do SENAR – GO eram os gargalos na visibilidade da rede. Antigamente, a visibilidade era parcial e não conseguíamos monitorar totalmente o tráfego e as aplicações que estavam sendo acessadas. Após a implementação das soluções Fortinet, observamos uma melhora na obtenção de relatórios, a produtividade dos nossos colaboradores melhorou e o acesso externo à rede é feito de forma segura, com simplicidade e segurança.", explica Alberto Soares dos Santos, analista de redes da entidade.

Tags: , , , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top