Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Universidade implementa firewall e reduz custos de infraestrutura

Postado em: 16/08/2017, às 22:07 por jackeline

Com o objetivo de se precaver contra ataques do tipo injection e paralisações do sistema por problemas de hardware e bugs já acontecidos anteriormente, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – implementou o Next-Generation Firewall da Forcepoint.

O IFSP é uma autarquia federal de ensino fundada em 1909 e é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade. Possui 37 campi de abrangência estadual, com aproximadamente 40 mil alunos matriculados e mais quatro mil alunos nos 19 polos de educação à distância distribuídos pelo estado de São Paulo.

Além de lidar diariamente com uma série de informações críticas diretamente ligadas ao seu parque tecnológico, como dados acadêmicos, estudantis e administrativos, um dos maiores desafios que o departamento de TI do IFSP e sua equipe de Segurança de Informação enfrentam é assegurar a proteção da sua rede de TI e seus recursos de comunicação, assim como de todos os outros ativos importantes para o instituto.

Com a tramitação web sendo crucial a toda a operação, a necessidade de investir em tecnologias de ponta e com melhor TCO (Total Cost of Ownership) se tornou premente para a defesa de todo o ambiente de TI.

A primeira alternativa foi adotar uma ferramenta open source, porém a Instituição logo percebeu que ela causava aprisionamento excessivo de dos técnicos, dificultando a retenção intelectual, já que há uma alta rotatividade de profissionais dessa área tecnológica.

Outro problema era a falta de padronização e a manutenção de documentos, o que tornou a instituição totalmente dependente e exclusiva desse suporte, e exposto ao risco por não conseguirmos aplicar ações responsivas aos ataques.

Definidos os requisitos por meio das homologações, o IFSP publicou o Edital 26/2013, na qual o Forcepoint Next-Generation Firewall saiu vitorioso. A solução apresenta proteção de alta disponibilidade, dimensionamento e flexibilidade que atendem às necessidades do IFSP, e proteção avançada contra ameaças internas e externas, destacando-se como melhor valor de mercado.

A equipe de TI, com apoio da integradora Active Solutions, iniciou o processo para implementar o Forcepoint Next-Generation Firewall.

O Forcepoint Next-Generation Firewall foi inicialmente implementado apenas no Campus Central no bairro do Canindé, em São Paulo. Em 2016, porém, iniciou-se o processo de equalização do novo firewall em todos os outros campi e, hoje, todos eles utilizam o Forcepoint Next-Generation Firewall.

Durante os 30 dias de operação assistida após a implementação do Forcepoint Next-Generation Firewall, o relatório de incidentes da solução revelou 90% de resolução para incidentes leves e médios, e 100% para incidentes graves. Registrou-se uma percepção geral de melhoria de qualidade em todo o ambiente computacional, considerando que o antigo firewall não possuía qualquer ferramenta de monitoramento.

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top