Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Novo golpe sobre videochamada do WhatsApp faz vítimas no Brasil

Postado em: 21/11/2016, às 21:20 por Redação

A companhia de segurança digital ESET apresentou nesta segunda-feira, 21, um caso de utilização das videochamadas do WhatsApp para enganar os usuários brasileiros. A ação criminosa promete aos usuários acesso ao serviço de chamadas por vídeo, mas a vítima acaba se registrando em um serviço de SMS pago. Em apenas uma hora, 16 mil cliques foram feitos no site falso, sendo 10 mil deles do Brasil, informa a ESET.

A engenharia do golpe funciona por meio de uma página falsa. Nela, é prometido ao usuário acesso às ligações em vídeo se compartilhar a mensagem do site para dez pessoas ou três grupos. Na última etapa do golpe, o usuário clica em uma mensagem e pede para enviar um torpedo SMS para um número premium. Desse modo, o hacker consegue o número do smartphone de sua vítima e o inscreve na atividade paga.

A ESET explica que o formato do site simulava a página oficial do WhatsApp, incluindo funcionalidades como escolha de idioma e geolocalização. Para as vítimas, a empresa de segurança digital recomenda ligar para a operadora, verificar se existe algum serviço Premium de SMS cadastrado que não foi solictado e pedir seu cancelamento.

Vale lembrar que o WhatsApp já liberou acesso oficialmente as videochamadas para usuários de Android, iOS e Windows Phone. Como sempre, a ESET indica que o ideal é atualizar ou baixar o app de conversas via lojas de aplicativos oficiais.

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top