Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Importância da nuvem pessoal para proteger a informação

Postado em: 30/11/2015, às 08:55 por Ben Fenhoff

A segurança da informação nunca foi tão debatida. Em uma era em que as pessoas estão cada vez mais conectadas, compartilhando e produzindo conteúdo, gerir toda essa informação se tornou primordial para que o conteúdo pessoal não se torne público. Hoje é o Dia Internacional da Segurança da Informação, mas, afinal, estamos cuidando bem do que é nosso?

Os brasileiros começam a se mostrar conscientes quanto à importância da proteção dos arquivos. Uma pesquisa da Norton Cibersecurity Insights Report revela que 81% dos entrevistados disseram que sabem da necessidade de proteger ativamente as próprias informações. Portanto, gostaria de abordar os passos para manter seus arquivos e informações seguras.

O início para ter a informação segura é um bom backup. Dados globais de uma pesquisa que realizamos, apontam que 30% das pessoas nunca fizeram backup de seu conteúdo. Também verificamos que as principais causas da perda de dados são mau funcionamento do sistema, erro humano, problema com o software, vírus e desastres naturais.

Se tudo começa pelo backup, uma das ferramentas é a rede. As pessoas estão cada vez mais adeptas ao uso da nuvem para guardar o conteúdo. A grande questão é se esse conteúdo está seguro. Em meio aos recentes casos de vazamentos, uma das melhores soluções para ter o controle da própria informação é a nuvem pessoal, que diferentemente da pública, tem como principal elemento a privacidade e o controle.

Disponíveis em aparelhos em que é possível deixar a nuvem em casa e no  escritório, mas acessar de qualquer lugar, a "personal cloud" tem uma capacidade de armazenamento a partir de 2TB e não possui custos mensais e de manutenção, além de trazer para o usuário o controle total do que ele guarda e compartilhamento personalizado da informação, em que o usuário divide o que quer com quem lhe interessar.

Além da nuvem pessoal, algumas dicas são essenciais para manter os arquivos seguros. Trocar a senha periodicamente e estar atento a quem tem acesso ao PC – uma nuvem pessoal evita que o arquivo fique salvo em um computador de terceiro, por exemplo – são alguns dos cuidados que o usuário precisa ter em mente.

A nuvem pessoal traz o empoderamento, porém, é necessário dar um passo para trás e educar sobre a importância do conteúdo, que, na maioria das vezes, representa memórias e itens digitais valiosos na vida cotidiana ou profissional – e são o que queremos proteger.

Ben Fenhoff, general manager da WD no Brasil.

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top