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Fraude de publicidade digital atingirá US$ 19 bilhões em 2018

Postado em: 26/09/2017, às 12:10 por Redação

Relatório divulgado pela Juniper Research nesta terça-feira, 26,  descobriu que os anunciantes perderão cerca de US$ 19 bilhões para atividades fraudulentas no próximo ano, equivalente a US$ 51 milhões por dia.  Este número, que representa publicidade em dispositivos móveis e on-line, continuará a aumentar, atingindo US$ 44 bilhões em 2022.

A pesquisa  "Future Digital Advertising – AI, Ad Fraud & Ad Blocking 2017-2022", revelou que o "Walled Garden", uma abordagem de tecnologia fechada, pela qual as plataformas de publicidade restringem o fluxo de dados de desempenho publicitário aos anunciantes e editores, devem ser abandonadas para estimular transparência entre as partes interessadas. O relatório descobriu que as taxas de fraude publicitária continuarão a aumentar como resultado disso, dificultando ainda mais os esforços das partes interessadas na luta contra a fraude.

Além disso, a pesquisa previu que a Inteligência Artificial (IA) será crucial na análise das enormes quantidades de dados gerados a partir de atividades publicitárias diariamente e minimizando as perdas devido à fraude. Ele previu que os fraudadores inovarão cada vez mais em suas abordagens para imitar atividades de publicidade genuínas, incluindo cliques simulados, movimentos de mouse e contas de redes sociais.

"Os fraudadores continuarão a investir fortemente em domínios, contas de usuários e "fazendas" de bots para parecerem genuínos", argumentou o autor de pesquisa, Sam Barker. "As partes interessadas da publicidade exigirão uma vigilância constante contra a ameaça de fraude publicitária, que só será alcançada através da implementação correta dos serviços de IA".

 IA & IoT

A pesquisa previu que as plataformas que alavanquem a IA para fins de segmentação representarão 74% do gasto total de publicidade em on line e móvel até 2022. No entanto, à medida que a adoção da IA se satura, apenas as plataformas que demonstram os algoritmos mais efetivos serão capazes de cobrar preços premium para anunciantes.

De acordo com o estudo, essas plataformas precisarão se concentrar em novas fontes de dados para melhorar a proficiência de seus algoritmos de IA. Os dados dos dispositivos IoT (Internet of Things), parcerias de compartilhamento de informações e identificação de usuários de dispositivos cruzados tornar-se-ão altamente procurados.

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