Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Problemas com declarações de IR poderiam ter sido evitados com uso de certificado digital, diz especialista

Postado em: 30/05/2016, às 19:42 por Redação

A Receita Federal liberou no portal e-CAC, centro de atendimento virtual do órgão, as consultas às declarações de imposto de renda que precisarão ser retificadas. Ao todo, mais de 800 mil declarações apresentam problemas principalmente quanto ao preenchimento incorreto, à falta de documentação, omissão de informações financeiras, não conformidade entre gastos realizados e os ganhos declarados e às deduções de despesas médicas.

Para Renato Teixeira, diretor de comunicação da autoridade digital DOCCloud, essas inconsistências poderiam ter sido facilmente evitadas com o uso do certificado digital. "Quem faz uso do certificado tem verificadas as informações sobre as fontes pagadoras e recebe a declaração preenchida pela Receita Federal, o que reduz sensivelmente as inconsistências de preenchimento", afirma. "O contador também tem facilitado seu trabalho, pelo acesso às informações corretas do contribuinte", avalia o executivo.

Mais segura e ágil, a certificação é uma comodidade que dispensa autenticações, e seria uma maneira eficaz de evitar a malha fina. O certificado também pode ser utilizado na consulta ao portal e-CAC, de forma segura e com o sigilo necessário que requer os dados pessoais do contribuinte.

No e-CAC, é possível verificar as pendências por meio de um extrato e corrigi-las imediatamente, sem burocracia e sem a necessidade de aguardar uma notificação da Receita. "Uma vez feitas as correções, o contribuinte sai da malha fina automaticamente", diz Teixeira.

Tags: , , , , , ,

1 Comentário

  1. Nelson disse:

    O certificado digital poderia ser outro documento como RG e cpf que fosse facilmente obtido por qualquer cidadao nos poupa tempos e não uma fortuna como custa hoje. Assim muitas coisas poderiam ser exigidas com ele e talvez muita economia poderia ser gerado em muitos processos. Hoje nao tem jeito: temos que ter as notificações e entregas presenciais de documentos pois quem emite os comprovantes não são obrigados a entregar assinados com certificados digitais do emissor para o contribuinte. Nem o assalariado recebe o comprovante de rendimentos assinado digitalmente para poder entregar/anexar na declaração.

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top