Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Operadoras móveis apresentam projeto para administrar identidade digital

Postado em: 25/02/2014, às 16:06 por Redação

A associação GSMA anunciou nesta terça-feira, 25, o lançamento de um projeto colaborativo, com suporte de grandes operadoras de comunicações móveis, como Axiata Group Berhad, China Mobile, China Telecom, Etisalat, KDDI, Ooredoo, Orange, Tata Teleservices, Telefonica, Telenor, Telstra e VimpelCom, para desenvolver um serviço novo que permitirá aos consumidores acessar com segurança uma grande variedade de serviços digitais, usando suas contas de telefone móvel (celular) para autenticação.

O serviço Mobile Connect (Conexão Móvel) vai simplificar a vida dos consumidores, ao oferecer uma solução de autenticação simples e confiável, baseada em número de telefone móvel, que respeita inteiramente suas privacidades online. Além das grandes operadoras de comunicações móveis, empresas importantes do ecossistema estão entre as patrocinadoras desse projeto, incluindo a Dailymotion, Deezer, Gemalto, Giesecke & Devrient, Morpho, Oberthur e VALID.

"Conforme avançamos para um mundo cada vez mais conectado, mais consumidores do que nunca estão acessando informações e usando uma variedade de serviços online em redes de linhas fixas e móveis", disse a diretora geral da GSMA, Anne Bouverot. "A vida digital traz grandes benefícios aos consumidores, mas também introduz novas preocupações sobre a segurança de identidades online. As operadoras de comunicações móveis estão bem posicionadas para fornecer os recursos de autenticação necessários para habilitar os consumidores e também os governos para interagir e acessar serviços em um ambiente privado, confiável e seguro. O projeto Mobile Connect que estamos apresentando hoje atende a essa exigência crítica", declarou.

Para os consumidores oferece proteção à privacidade, reduzem os riscos de roubo de identidade e simplificam o processo de login para uma variedade de serviços, tais como os prestados por lojas, instituições de saúde, governos e bancos, entre outros. O Mobile Connect vai oferecer uma nova experiência aos usuários: eles não precisarão mais criar e gerenciar diversos nomes de usuários e senhas, porque a solução de autenticação e identificação em desenvolvimento vai usar o número do telefone móvel do assinante ou o nome de usuário de comunicações móveis e informações contidas no cartão SIM seguro.

O serviço Mobile Connect, baseado em padrão, vai utilizar o protocolo OpenID Connect, oferecendo ampla interoperabilidade às operadoras de comunicações móveis e provedoras de serviço.

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top