Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Por que terceirizar o desenvolvimento de software e a gestão de infraestrutura de TI na sua empresa?

Postado em: 02/02/2016, às 19:22 por Luiz Afonso Silva Ardito

A evolução tecnológica vem transformando a maneira como as empresas fazem negócios.  A utilização massiva da Internet, a proliferação dos dispositivos móveis em todas as classes sociais, a Internet das Coisas (IoT) e a facilidade de acesso à informação em um mundo globalizado cada vez mais conectado,  convergente e definido por aplicativos e serviços, mudaram completamente o contexto e o ambiente de negócios em que as empresas estão inseridas.

A velocidade em que as mudanças e inovações tecnológicas acontecem é maior do que a das ações e reações das empresas, por maior que seja o investimento em tecnologia. As novidades aparecem diariamente, principalmente no comportamento dos consumidores e clientes. As gerações mais novas absorvem rapidamente essas tecnologias, valorizando a facilidade e usabilidade de produtos e sistemas. A propagação de boas ideias, práticas e conceitos é praticamente instantânea.  Há tempos a informação deixou de ser propriedade de organizações ou empresas, e  está disponível  e acessível na nuvem para qualquer um, à qualquer momento.

Hoje, mais do que nunca, as empresas precisam evoluir e transformar a sua maneira de fazer negócios. Neste cenário de mudança, a área de TI ganha importância em todos os segmentos para atender as demandas de um novo mercado muito mais ágil, rápido e competitivo.

O planejamento estratégico da empresa deve incluir uma estratégia clara para uma área de TI integrada, alinhada e comprometida com o core business da empresa. Por sua vez, o departamento deve manter o foco nos negócios, a atenção  em novas tecnologias e nas mudanças de hábito de seus clientes, com os olhos voltados para o futuro para evitar que a sua empresa se torne obsoleta ou defasada em relação aos seus concorrentes.

Com o agravante de um cenário de queda nas vendas já instalado em alguns segmentos em 2015, TI passa a ter principalmente um papel consultivo, onde a busca por melhores soluções e serviços para os negócios é agora uma  atividade contínua obrigatoriamente. Neste ano, com a exigência de uma maior participação e atuação muito próxima às áreas de negócios da empresa, TI deve propor e promover mudanças para a evolução dos negócios baseadas nessas tecnologias.

Com uma área de TI cada vez mais estratégica e tendo um papel de protagonismo dentro das empresas, é natural que cresça também a importância dos parceiros de outsourcing. A tendência é que, a partir deste ano, serviços básicos de TI, como de desenvolvimento de software e gestão de infraestrutura, sejam cada vez mais terceirizados pelas empresas, garantindo que a evolução dos sistemas e do ambiente tecnológico continue em curso enquanto a área interna foca sua atuação naquilo que é mais estratégico para o core business.

Luiz Afonso Silva Ardito, gerente de contas da Art IT.

Tags: , , , ,

1 Comentário

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top