Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

A transformação de TI

Postado em: 03/02/2016, às 13:27 por Alberto Parada

A área de TI vem passando por uma transformação maior que a própria tecnologia que ela suporta, novos perfis de profissionais, maneiras diferentes de pensar, utilização de equipamento próprios dentro das organizações (BYOD – Bring Your Own Device) e talvez o maior desafio de todos, ser obrigada a sair do seu próprio mundo se deparar com o mundo real dos negócios e aprender a interagir com ele.

Na era digital, a invasão das tecnologias está mudando diariamente a vida das pessoas, seja no modo de agir, seja na maneira de se comunicar, o cuidado com o uso de mídias e plataformas digitais é tarefa obrigatória para quem deseja, atingir seu público.

As transformações tecnológicas e culturais mudaram o fluxo do conteúdo, a participação colaborativa dos usuários transformou as relações do poder sobre a informação.

Muitas empresas ainda não sabem como tratar a cultura do gratuito na internet o que modificou completamente a evolução das pessoas e, principalmente, das empresas. Hoje, existe uma economia gigantesca baseada no conceito de gratuidade, impulsionada pelas comodidades trazidas pela internet, seja para facilitar divulgações, seja no acesso à informação.

A alta disponibilidade de conteúdos e troca de mensagem instantânea leva metade da população mundial a passar mais tempo conectada do que desconectada.

TI Bimodal

Conceitualmente TI Bimodal seria dividir a área de TI em duas, uma que é chamada de empresarial que seria responsável por entregar serviços de TI eficientes, com altos níveis de excelência e confiabilidade e uma outra apelidada de TI oportunista que estaria pronta para aproveitar novas oportunidades ligadas a criação de novos modelos de negócio e responsável por suportar um ambiente de negócio ágil e flexível.

Nesse novo modelo o principal executivo da área de TI o CIO irá trabalhar com executivos de negócios e com o financeiro a fim de garantir que a contribuição de TI seja incorporada desde no planejamento estratégico e nos processos de planejamento de orçamento das corporações.

Esse novo modelo é o oposto ao que acontecia no passado onde o uso de TI para suportar os negócios vinham depois das iniciativas estratégicas para o período seguinte aos projetadas e sancionadas pela alta gerência.

Atualmente TI deixou de ser suporte para ser uma ferramenta de criação de negócios, essa perspectiva mais ampla e inclusiva, faz mais sentido falar sobre gastos relativos a TI em toda e qualquer iniciativa de negócio e seu respectivo orçamento. Assim o CIO tem o desafio de  adotar um perfil mais relevante e se dedicar em oportunidades para influenciar as decisões de TI nos orçamentos de negócios da empresa.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top