Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Grupo CCR adota ferramenta SAP BPC on Hana para área de planejamento

Postado em: 03/11/2014, às 11:32 por Redação

Para suportar a evolução do seu negócio, o Grupo CCR, uma das maiores empresas de concessão de estradas e infraestrutura, está promovendo a atualização tecnológica da sua ferramenta de planejamento integrado baseada em Business Intelligence. A escolha se deu pelo SAP BPC (Business Planning and Consolidation), que está sendo implementado pela Sonda IT e tem o "go-live" previsto para outubro de 2015.

Com um valor de mercado superior a R$ 20 bilhões, a CCR prevê em seu planejamento estratégico o crescimento qualificado do Grupo, buscando a diversificação de seu portfólio e a atuação em novos negócios. Esta visão deu condições à CCR de atingir uma configuração de negócios que hoje vai além da concessão de rodovias.

Seguindo esta estratégia, hoje os projetos da CCR estão ligados também à mobilidade urbana, abrangendo aeroportos, metrôs e barcas, e empresas de serviços. Esta configuração atual de negócio exigiu da empresa uma ferramenta mais performática para suportar a complexidade dos planejamentos orçamentários.

"A elaboração de nossos planos são complexos, compostos por longos períodos que abrangem o tempo da concessão, podendo chegar até 35 anos. Então, ter uma ferramenta na qual a tecnologia é mais performática é um grande diferencial para a CCR", explica o gestor de projetos da companhia, Luiz Casarri.

Ao todo, o SAP BPC vai operar em três tipos de planejamentos orçamentários: o quinquenal, que mostra os próximos cinco anos; o de longo prazo, que abrange a vida útil de cada concessão e, por fim, o de tendência, que é atualizado todo mês com a visão dos próximos três anos.

Para agregar mais performance no trato das informações, a tecnologia está sendo implementada on Hana. Nesta modalidade, os dados ficam armazenados em memória, diferente da implementação convencional, na qual os dados estão disponíveis em disco. Com isso, o volume de informações é processado em tempo real, ganhando-se em agilidade e flexibilidade na consulta das aplicações.

De acordo o diretor de Business Intelligence e Inovação da Sonda IT, Eduardo Publiesi, também estão entre os benefícios a possibilidade de fazer análises, com simulações de cenários através de índices econômicos e financeiros, providência que proporcionará mais agilidade na tomada de decisão. Somado a isso, a interface da ferramenta é em Excel, tornando a aplicação mais amigável e simples para o usuário. "O desempenho deste tipo de arquitetura é muito maior em relação à implementação tradicional. Com isso, a Sonda IT cumpre seu papel em suportar a CCR para a evolução do seu negócio", explica.

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top