Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

O dilema profissional: investindo na sua carreira de TI

Postado em: 04/09/2017, às 19:10 por Kong Yong

Os profissionais de TI estão enfrentando um dilema; uma personalização de carreira, por assim dizer. Os softwares estão devorando o mundo, e a transformação digital está cada vez mais presente no nosso dia a dia. A pergunta que sempre surge é: nós, profissionais de TI, devemos seguir com a certificação de fornecedores específicos, como VMware, locais, como Microsoft, Cisco e Oracle, ou devemos buscar novos caminhos de certificação, como Amazon Web Services, Microsoft Azure, sem servidor (ou seja, funções como serviço), Docker e Kubernetes?

Infelizmente, não existe uma resposta universal, porque cada um de nós possui diferentes experiências, áreas de especialidade e conexões profissionais. No entanto, isso não significa que você não possa fortalecer a carreira para obter sustentabilidade no longo prazo. Veja a seguir três dicas que obtive de contatos profissionais e experiências pessoais que podem ajudar a orientar você no caminho da carreira de TI.

Primeiramente, nunca deixe de aprender. Leia mais, escreva mais, pense mais e pratique mais. Repita as operações.

Em segundo lugar, seja um vendedor. Venda o seu trabalho! Venda o seu eu presente e potencial. Se você não conseguir vender o seu trabalho, nunca descobrirá oportunidades que podem levar ao seu emprego dos sonhos.

Por fim, vá aonde o dinheiro está. As listas de vagas de emprego nos sites mostrarão onde as empresas estão investindo recursos. Se você deseja mesmo se preparar, os anúncios de emprego mostrarão a você quais habilidades técnicas estão em demanda e quanto elas valem no mercado.

É responsabilidade nossa, como profissionais de TI, continuar melhorando e avançando em nossos conhecimentos, especialidades e experiências. Em termos de negócios, isso faz todo o sentido. À medida que as organizações adotam a transformação digital, há três perguntas que cada uma delas fará aos profissionais de TI:

  1. É um problema de habilidade? Aptitude.
  2. É um problema de escalabilidade? Altitude.
  3. É um problema de vontade? Atitude.

A primeira pergunta questiona a sua capacidade de adaptação e o quanto você é capaz de evoluir e pôr o conhecimento em prática. A segunda pergunta aborda a sua capacidade de superar as lacunas de conhecimento e experiência para levar os negócios aonde eles precisam estar. Por fim, a última pergunta quer testar sua determinação e persistência: você vai desistir quando encontrar um novo desafio, ou está disposto a mudar? A forma como você responde a essas perguntas determinará o seu futuro em qualquer organização e no setor.

Esse foi um dos assuntos mais falados na Interop 2017, devido ao volume, à velocidade e à variedade de mudanças tecnológicas que estão afetando as organizações de TI e suas equipes. Descobrir novos talentos que se adequem em uma dinâmica de equipe já estabelecida é um desafio. Reorganizar e voltar a treinar profissionais de TI estabelecidos nas organizações é difícil. Escolher a tecnologia certa e encontrar o talento certo correspondente é trabalhoso.

Essa é a realidade da TI híbrida, conforme demonstrado no Relatório de tendências em TI da SolarWinds para 2017. Em meio a esse dilema profissional, existem habilidades que continuam sendo fundamentais para ajudar a garantir o sucesso profissional. Essas habilidades estão descritas no que chamei de estrutura de habilidades DARTSOAR, sobre a qual já falei em detalhes anteriormente.

O que você achou das minhas dicas? O que você incluiria ou retiraria da lista? E quanto a essas três perguntas, a sua organização já conversou com você sobre elas? Conte-me na seção de comentários.

Kong Yong,  head Geek da SolarWinds.

Tags: , , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top