Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

E a nuvem híbrida?

Postado em: 04/12/2014, às 20:01 por Carlos Carlucci

Cloud Computing tem sido um tema muito abordado atualmente. Por ser uma tecnologia inovadora que oferece diversos benefícios para as empresas, à nuvem já foi aderida por cerca de 30% das pequenas e médias empresas brasileiras e de 47% das grandes com mais de 250 funcionários, aponta pesquisa realizada pela Convergência Research. Com a alta competitividade do mercado, as empresas têm buscado cada vez mais implantar ferramentas que tragam benefícios e destaque a sua empresa das concorrentes.

A nuvem tem ganhado a atenção das organizações, mas ainda não está totalmente consolidada no mercado nacional. Essa resistência deve-se a falta de conhecimento das funcionalidades da ferramenta e pelo medo de não ter total segurança dos dados armazenados. Neste artigo, quero explicar um pouco sobre essa tecnologia e falar dos impactos dela para os negócios.

Para começar, já existem diferentes modelos de nuvem (privada, pública e híbrida). Cada uma com um diferencial e uma proposta inovadora para as organizações que querem adotar o recurso. Acredito que a nuvem híbrida seja a grande aposta para o mercado corporativo nos próximos anos. Este modelo oferece mais opções para que o usuário escolha qual a melhor estratégia para o seu negócio e que supra suas necessidades específicas.

Este formato possibilita somar o que há de melhor em cada modelo de nuvem, pois ele usa uma base em cloud privada combinada com o uso estratégico de serviços em nuvem pública. Para ficar mais fácil de entender, no formato híbrido o controle e segurança dos dados é feito pela nuvem privada. Já a pública permite economia, agilidade e escala. Resumindo, a híbrida é uma mistura destes benefícios, ou seja, combina serviços em nuvem pública e privada. Possibilitando incluir o que há de melhor em cada uma das modalidades com ganhos adicionais.

Entre os benefícios da nuvem em geral está à facilidade em acessar os dados a partir de qualquer lugar, expansão rápida, redução de custos com infraestrutura, segurança e proteção dos ativos, maior produtividade da equipe e redução do tempo gasto com a implantação.

Acredito que as empresas que optarem por cloud híbrida conseguirão ganhar vantagem competitiva no mercado, por ser o modelo de computação na nuvem mais flexível e econômico. Mas, antes de implantar qualquer uma das modalidades, é importante a empresa ter um projeto bem estruturado, com processos seguros, o que requer especialização. Sendo indispensável contar com o apoio de uma empresa com know-how na tecnologia para escolher a ferramenta que mais se adequa ao seu negócio.

Através da nuvem híbrida é possível manter sistemas que trabalham com informações sigilosas na nuvem privada, eliminando assim qualquer desconfiança relacionada à segurança da informação armazenada, pois não há compartilhamento de ambiente com outras empresas.
Por ser uma ferramenta que resulta em grandes benefícios para empresas de todos os portes, seja ela grande, média ou pequena, acredito que a nuvem é uma tendência para um futuro próximo. Veja as tecnologias como um investimento para o crescimento do seu negócio. E a sua empresa, já implantou quais tecnologias?

Carlos Carlucci, country manager da Vocalcom Brasil.

Tags: ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top