Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Ilumino vai oferecer cursos do MIT em universidades brasileiras

Postado em: 04/12/2017, às 22:51 por Redação

A Ilumno fechou acordo com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) para possibilitar aos estudantes brasileiros fazerem cursos com conteúdo completo e certificação da prestigiada universidade, pela primeira vez no país, e em português.

O MIT e seu Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL, em inglês) – desenvolveram programas educacionais exclusivos, totalmente on-line, que podem ser cursados em português nas instituições que fazem parte da Ilumno no Brasil – Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro; Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), em Salvador; e Centro Universitário Filadélfia (Funil), em Londrina.

A migração do ensino do ambiente real para o digital já é uma realidade. Na graduação, o ensino a distância (EAD) é a modalidade que mais cresce no Brasil, em virtude da flexibilidade de horários, economia de tempo e menor custo, dentre outras razões. A Ilumno investe no suporte à virtualização e à internacionalização das instituições que fazem parte da sua rede. "Em um mundo cada vez mais globalizado, faz todo sentido poder se especializar com chancela internacional, sem sair do país. O Brasil já é o segundo maior mercado dos cursos à distância de Harvard, por exemplo, atrás apenas dos Estados Unidos", explica Davino Pontual, vice-presidente de Mercado da Ilumno no Brasil.

A escolha dos primeiros cursos se deve à tendência de carreiras. O mercado de Tecnologia da Informação é um dos segmentos que ainda tem projeção de crescimento e requer trabalhadores com qualificação específica não só em TI, mas também em áreas como Engenharia, Arquitetura, Estatística, Marketing, Administração e Economia, para citar algumas.  De acordo com o estudo The Network Skills in Latin America, faltarão 449 mil profissionais para preencher vagas abertas na região até o fim da década.

Inicialmente, serão oferecidos dois cursos: Internet das Coisas (IoT) e Big Data. As aulas serão em plataforma 100% virtual, utilizando tecnologia de ponta fornecida pela ILUMNO e suporte de tutores. O início dos cursos está previsto para o primeiro trimestre de 2018.

Programa

O programa de Big Data traz enfoques voltados à recompilação, limpeza e integração de dados, apresenta soluções de sistemas, armazenamento, e cobre algoritmos de última geração para conjuntos de dados de grande dimensão para processamento de transmissão. O objetivo é reconhecer a importância de informações não estruturadas e desenvolver capacidades analíticas que tragam inteligência e insight na avaliação de problemas e situações de escalabilidade. O curso tem duração de seis semanas, é voltado para profissionais com formação em informática, sistemas, ou experiência equivalente em TI, e apresenta aplicabilidades para setores como medicina, finanças e transporte, entre outros.

O curso Internet das Coisas (IoT) oferece perspectivas comerciais novas e apresenta desafios, desde opções de arquitetura de tecnologia até questões de segurança. Os professores do MIT apresentam pesquisas inovadoras e propõem a análise do impacto gerado em setores que vão desde sistemas industriais até a automatização de residências. O programa também tem duração de seis semanas e é adequado para profissionais com experiência em engenharia elétrica, ciências da computação e áreas afins, com aplicabilidades para diversos setores, incluindo saúde, agricultura, logística, manufatura e cadeias de suprimento, entre outros.

Ilumno e MIT têm a meta de continuar a ampliar o portfólio do acordo e oferecer cursos adicionais altamente relevantes para o mercado. O objetivo é trabalhar em conjunto para oferecer mais ferramentas e conhecimento a um maior número de estudantes, globalmente. Ainda em 2018, o plano é lançar cursos sobre Inteligência Artificial (AI) e Aplicativos de Negócios (Business Applications).

Tags: , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top