Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Scrum em Projetos de Gestão de TI, um caminho desafiante e que requer simplicidade

Postado em: 06/03/2014, às 15:58 por Fabiano Santana

Um dos maiores desafios que o mercado corporativo tem apresentado com relação a TI é a cobrança pela "agilidade". E quando o mercado diz agilidade, ele espera que a solução implementada, ou parte dela  (protótipo), traga essa agilidade como resultado, e não somente que a entrega seja ágil. E como conseguir isso, uma vez que os projetos estratégicos de gestão de TI tem a tendência de serem projetos longos, que envolvem  planejamento de alguns meses?

É hora de focar em algo que realmente traga valor para o cliente,  valor para o negócio. Algo simples, que resolva um problema evidente, atacando a causa raiz. Uma das maneiras é trabalhar com "simplicidade", palavra que combina bem, principalmente com Lean IT, Scrum, entre outros. E a simplicidade nos parece que é o caminho para a tão esperada agilidade, palavra que faz parte do discurso de grande parte dos CIOs.

Não é uma tarefa simples identificar o que realmente traz valor para o cliente, uma vez que a rotina dos profissionais é extremamente corrida, poucos tem tempo de parar para pensar, inovar, e assim por diante. Aí entra o Scrum, um framework do qual tem se falado muito ultimamente, apesar de existir há mais de 20 anos no mundo do software.

E o que o Scrum tem a ver com esse cenário de simplicidade, agilidade, valor para o cliente, uma vez que seu foco inicial "era" software? Pode sim ter tudo a ver, pois o Scrum é um framework extremamente simples, que foca  muito no que é valor para o cliente, e é um método ágil, que permite maximizar a entrega de soluções. Como exemplo, vejamos os componentes do time Scrum. Tem-se basicamente 3 papéis: Product Owner, Scrum Master e Development Team, cada qual com suas  responsabilidades. Isso já demonstra um primeiro conceito de simplicidade!!! Ausência de hierarquia, todos tomam decisões, time auto organizado e multifuncional. Sem hierarquias as pessoas não tem onde se esconder. Tem que entregar, e com qualidade. Zona de conforto não "cabe" em equipes ágeis.

Outro exemplo poderia ser o Product Backlog, onde estão todos os  desejos do cliente, todas as necessidades, e mais, priorizados com  base no que traz maior valor para o cliente. Com certeza o melhor critério para se priorizar as demandas.  E por último, pode-se se citar as próprias Sprints, que é onde são construídos os produtos/entregáveis de forma interativa e incremental. Cada  Sprint dura no máximo, 1 mês. Estaria aí uma forma de maximizar a agilidade esperada pelo cliente.

Pode até não parecer simples utilizar um método ágil quando pensamos em implementar um ITIL ou um Cobit, ou uma outra solução de governança customizada para um determinado cliente, mas tudo é uma questão de mudança de postura e aceitar que a TI e principalmente as pessoas estão mudando.

Alguns adjetivos como coragem, foco, sinceridade, comprometimento e respeito, são determinantes para alcançar o sucesso com o Scrum, até porque, esses são exatamente os valores do Scrum. Se você já está  neste caminho ao  lado de seus parceiros de trabalho, é só seguir adiante que os frutos serão colhidos com sucesso e em breve.

Fabiano Santana, consultor Sênior em Gestão de TI na Inmetrics

Tags: , , ,

9 Comentários

  1. Henrique Abdala disse:

    Falou, falou e disse o óbvio.

    Estude melhor sobre Ágil e, principalmente, GOVERNANÇA antes de fazer um resumo de outros artigos similares na internet. Inclusive do meu.

    Total descrédito!

    Um abraço,
    Abdala

  2. Israel Rossi Aguilar disse:

    Este site já foi melhor….

    Por um acaso o autor já implantou ITIL e COBIT em alguma TI? Parece-me que não.

    Já ouviu falar em assessment (nem venha falar que é o backlog)? Já ouvi falar em pessoas, processos e ferramentas? Quem seria o PO em uma TI para governança? O CIO? Não mesmo! Aliás, qual a experiência do autor em métodos ágeis, itil, cobit e scrum? Não vejo o mini-cv dele.

    Eu falo que este site já foi melhor…

    Não estou dizendo que não dê para implantar ITIL e COBIT usando SCRUM, sei que é possível.

    Me dá a impressão que o autor fez um curso básico de Scrum, pegou a apostila e colou a introdução neste texto. Ninguém do site revisou o conteúdo técnico não?

  3. Mariana Godoi disse:

    Sugiro revisar o conteúdo do artigo pois tem conceito errado.

  4. Mariana Godoi disse:

    Outro ponto:
    Acho que o título deveria ser "Definição superficial de scrum para iniciantes"

    O que fala de gestão de ti? Menos de uma frase, pelo amor!

    Qual abordagem o autor sugere para o envolvimento de diversos recursos humanos de TI dentro do devTeam sendo que eles estão cuidando da operação do dia-a-dia?

    • Felipe disse:

      Mariana eu naum tinha me atentado para isto e voce tem razao. tambem gostaria de saber o que o autor sugere sobre dia-a-dia versus time de desenvolvimento.
      tambem gostaria de entender o que seria "gestao de ti" para o autor pq dependendo do entendimento nao acho que seja bom usar scrum exemplo orcamento.

      estou estudando a possibilidade de fazer meu tcc sobre o assunto de scrum e gestao de ti, acho que e o futuro

  5. Manoel D. disse:

    Gestão de TI entra onde no texto?
    TIinside, favor alterar o título para princípios triviais do Scrum.

  6. Felipe disse:

    acho que o site trocou o titulo do texto mesmo
    naum tem nada aver com gestao de ti e scrum.

  7. Concordo disse:

    Concordo com os comentários acima…… Título e conteúdo não batem……. É uma introdução básica ao scrum……
    Mas está valendo…..

  8. Hunter disse:

    Nao quero criticar site ou autor| Entendo que este é um texto muito basico (inclusive para estudantes) sobre o assunto scrum e gestao da TI | Acho que precisamos de mais cases reais e SM/consultores senior deste assunto (gestao de ti com scrum) nao temos em internet um bom journal falando sobre este tema| scrum normalmente usamos em software e tambem em casos de caixa negra (onde nao sabemos o passo a passo para entregar servico) mas ITIL e COBIT e ISO 38500 ja possuem passos bem corectos e definidos| por isto honestamente nao sei se o melhor caminho para instalacao de gestao de ti e no scrum| ainda tenho duvidas e gostaria de publicacao mais claros para poder discutir. Nao sei tambem ate qual sentido SCRUM e LEAN IT podem conviver| Parece contrapor outra metodologia| Recentemente trabalhei para implantar 100% COBIT 4.1 em grande corporacao brasileira e scrum nao funcionou muito bem| utilizamos PMBook classico| Nao posso dizer que nao funcionou por conta de minha falta de experiencia (sou adepito de scrum desde 2008) apenas creio que bem definidos frameworks nao podem ser Scrulized| E possivel instalar well-defined frameworks apenas segindo seu ritual natural|

    Peco para senhor autor olhar esta publicacao que ajuda um pouco a escrever mais detalhes:
    http://www.wseas.us/e-library/transactions/computers/2008/27-1239.pdf

    obrigado todos

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top