Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Prati-Donaduzzi adota tecnologia Datamatrix para rastreamento de medicamentos

Postado em: 06/05/2013, às 17:28 por Redação

A indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, localizada na cidade de Toledo (PR), implantou o código Datamatrix em blisters de alumínio para medicamentos sólidos orais em dose fracionáveis.

O plano, entretanto, é ampliar o uso do código para todo o portfólio da empresa, que conta com mais de 20 produtos notificados na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para produção com o Datamatrix.

Código de leitura bidimensional, o Datamatrix possibilita a impressão de até 36 mil caracteres em espaço reduzido, garantindo as informações necessárias para a rastreabilidade total de medicamentos.

A tecnologia foi escolhida por diversos países como Turquia, Índia e Argentina. Segundo Walter Batista, gerente comercial da área hospitalar da Prati-Donaduzzi, o objetivo é aumentar a segurança dos medicamentos.

"Sempre nos preocupamos com a necessidade de aprimorar os sistemas de segurança e controle em todos os processos. Da produção à comercialização de um medicamento, o Datamatrix beneficia todos os envolvidos", ressalta.

A iniciativa mantém a Prati-Donaduzzi em conformidade com o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM) proposto pela Anvisa e levado à consulta publica para regulamentação.

Segundo a proposta, a responsabilidade de zelar pela qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos deve ser compartilhada entre todos os agentes que atuam na cadeia de produção, distribuição e consumo desses produtos

A Anvisa definiu o código padrão Datamatrix para identificar e promover a rastreabilidade de medicamentos no Brasil. O SNCM institui os mecanismos e procedimentos que vão garantir o rastreamento dos medicamentos. Além disso, propõe que o controle comece na produção e acompanhe o medicamento até a prescrição dos produtos.

Especializada em medicamentos genéricos e similares, a Prati-Donaduzzi tem mais de 3,5 mil colaboradores e produz, em média, 600 mil unidades por dia de medicamentos sólidos, semi-sólidos e líquidos – equivalendo mais 10 bilhões de doses terapêuticas por ano.

Tags: , ,

1 Comentário

  1. AMARILDO RAMOS disse:

    Parabéns PRATI, como sempre mostrando que saúde é coisa seria. Essa empresa é nota mil, estou junto com vocês há mais de 7 anos e com muito orgulho de fazer parte dessa família. PARABÉNS!!

    AMARILDO – REPRESENTANTE DA BAHIA

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top