Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Plataformas de desenvolvimento ou soluções especialistas para negócios?

Postado em: 06/11/2015, às 22:55 por Júlio Fábio de O. Chagas

O mundo dos negócios passa por constantes transformações e a concorrência entre as empresas está cada dia maior. Por isso, fatores como uma boa produtividade e retornos rápidos são muito procurados. As corporações precisam estar atualizadas, buscando sempre diferenciais ligados ao contexto de inovação em que a sociedade está inserida. Porém, muitos empresários e gestores questionam sobre qual seria a melhor abordagem para, de forma estratégica, se preparar para essa nova realidade de inovação contínua.

Qual seria a melhor solução para atender, de forma ágil, as novas e constantes demandas do negócio? Uma plataforma generalizada de desenvolvimento, que atende com a mesma solução diferentes demandas? Ou seriam as chamadas soluções especialistas, focadas no problema a ser resolvido?

Foi esta a questão discutida durante a palestra que ministrei no Gartner Symposium/ITxpo 2015, que aconteceu neste mês em São Paulo. Como executivo de uma das maiores empresas de soluções em mobilidade e tecnologia de toda a América Latina, acompanho a evolução e as transformações deste mercado. Porém, o que quero passar para vocês neste artigo, não se restringe apenas a minha área. O fato é: todas as empresas, seja qual for o serviço prestado, têm em comum o desafio constante de manter-se relevante no mercado, obter lucro, melhorar a produtividade e a eficiência, além de conseguir reagir rápido à concorrência e às transformações do mercado.

Com tantos desafios, é importante reforçar como as iniciativas baseadas em TI Bimodal criam diferenciais de mercado e, se aplicadas da maneira correta, contribuem para bons resultados. Estratégias de tecnologia da informação podem ajudar na gestão, garantir a qualidade, a satisfação e a confiança das áreas de negócio da empresa, além de agilizar processos, demandas e soluções. Mas voltando a questão principal, afinal qual a melhor maneira de aplicar essas estratégias? Com as plataformas de desenvolvimento ou as soluções especialistas?

Ao contrário do que muitos empresários pensam, não existe uma abordagem melhor. Na minha opinião, o ideal seria conseguir alinhar e somar as duas soluções em questão. O equilíbrio entre elas permite ações completas e, sem dúvida, mais satisfatórias para a empresa. As necessidades do mercado são muito relativas, não existe uma regra a ser seguida. Para cada caso, existe uma abordagem melhor. Por isso, é necessário saber analisar quando cada solução é mais indicada, ser flexível e saber utilizar das estratégias corretas para cada momento.

As Plataformas de Desenvolvimento são indicadas para processos mais curtos e menos complexos como abertura e acompanhamento de requisições, dashboards estáticos e para a organização do quadro de mensagens e avisos da empresa, por exemplo. Alguns casos muito específicos podem até ter um processo mais longo, mas mesmo assim, a grande característica dessas plataformas é abranger processos pouco complexos, onde uma solução pode atender vários casos e segmentos diferentes.

Já as Soluções Especialistas são para os casos de processos mais longos e complexos, que demandam características bem específicas e detalhadas. Por exemplo, para o trademarket, merchandising, processos de pré-venda, pronta-entrega, e-commerce, m-commerce, DMS e Sales Analitics.

Como podemos ver, ambas as abordagens são válidas e devem ser alinhadas, de acordo com a necessidade de performance de cada empresa, objetivos e tipos de aplicação. Somar as ideias e saber usá-las adequadamente é o ponto forte das empresas de sucesso.

Júlio Fábio de O. Chagas, chefe de Produto da MC1.

Tags: ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top