Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Grupo O Boticário troca plataforma de armazenamento e melhora desempenho de backup

Postado em: 07/07/2017, às 20:51 por Redação

A Dell EMC implementou um projeto para melhorar o backup em uma das fábricas do Grupo Boticário, localizada em Curitiba (Paraná). O upgrade permitiu tanto o aumento de performance nas rotinas de armazenamento da empresa quanto a redução drástica no tempo das rotinas de desduplicação. Portanto, ao iniciar o backup dos arquivos, todos os dados existentes não precisam ser copiados novamente. Essa inteligência tecnológica agiliza processos e economiza espaço nos discos de armazenamento.

Atualmente, o Grupo Boticário controla quatro unidades de negócio (O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box). Está presente em nove países e conta com uma força de trabalho composta por 7 mil colaboradores diretos, representando a maior rede de franquias em cosméticos do mundo. O núcleo de tecnologia do grupo atua na gestão de infraestrutura de datacenter em todos os mais de 4 mil pontos de venda das quatro empresas.

Dentre os objetivos desejados com a implementação estavam ganhos na utilização de um centro de backup e restauração com a replicação de dados nas unidades de Curitiba e São José dos Pinhais, ambas no Paraná, e a redução dos custos excessivos de fitas para gravação dos dados, diminuindo também o consumo de energia elétrica e o espaço físico.

O Grupo escolheu o Dell EMC Data Domain para obter uma solução de disaster recovery (recuperação de desastres) com replicação, integração simples com o software de backup já existente e fácil escalabilidade. A solução também propiciou retenções mais longas nos backups operacionais, backups e restaurações mais rápidas, baixo consumo dos links de replicação e a redução do footprint.

Os desafios encontrados antes da implementação da solução de backup e proteção de dados consistiam em eliminar o gasto constante e, praticamente fixo, de aquisição de fitas de armazenamento de dados; a manutenção da infraestrutura antiga e a alocação de profissionais operando nos ambientes complexos do setor.

Dentre os propósitos estavam a consolidação do ambiente anterior em um único espaço, visando reduzir o número de racks físicos existentes, o consumo de energia elétrica, e a realocação de pessoas para áreas de atuação mais dedicadas.

Como resultado, a equipe de TI do Boticário conta que dispunha de 38 racks de data centers em sua estrutura de funcionamento e passou a utilizar apenas dez – ainda menores que as anteriores – para as tarefas de processamento e armazenamento, sendo um dos racks dedicado exclusivamente para as demandas de disaster recovery.

Tags: , , , , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top