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Sebrae do Paraná adota ferramenta que otimiza processo de análise de dados

Postado em: 09/04/2013, às 16:35 por Inaldo Cristoni

No Paraná, o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) otimizou o seu processo de análise de informações com a adoção da ferramenta Business Discovery QlikView, da QlikTech, que é comercializada no mercado brasileiro pela Nórdica Software.

O Sebrae gerencia mais de 2 milhões de clientes cadastrados, tarefa que já estava se tornando um desafio, e precisava consolidar os dados financeiros e de projetos das suas cinco unidades regionais do Estado em um modelo único, para tornar possível a geração de relatórios analíticos bem fundamentados.

"Cada unidade possuía o seu próprio modelo de controle, sendo umas em planilhas de Excel, outras em Access e por aí vai. Com isso, cada unidade ou departamento analisava as informações de maneiras distintas e a partir de fontes não confiáveis", explica Adriano Almeida, responsável pelo Business Intelligence do Sebrae/PR.

Segundo ele, a ferramenta, que foi estruturada inicialmente para os relatórios gerenciais do Sebrae/PR, já abrange um nível analítico e até mesmo operacional.

"Além da gestão de planejamento e gestão orçamentária, o Qlikview se tornou fundamental no acompanhamento das realizações da empresa, sendo utilizado para a gestão de metas locais e nacionais, gestão de satisfação com produtos, gestão de programas, etc. Antes, nós não tínhamos um sistema para isso", explica.

Com o nível de detalhamento proporcionado pelo QlikView, o Sebrae/PR conseguiu também otimizar os cruzamentos de dados, viabilizando análises de informações específicas sob óticas diferentes.

 Outra preocupação do Sebrae/PR era garantir a legalidade dos atendimentos prestados, que devem atender a oito ou nove critérios que podem desqualificar a empresa tomadora do serviço, como CNPJ inválido, e bloquear o subsídio financeiro para a ação.

O Sebrae/PR também reformulou seu sistema de análise de qualidade dos serviços. Atualmente, existe uma central de ligações que entra em contato com o cliente e faz o questionário, que é tabulado pelo QlikView, permitindo o detalhamento dos resultados por nível de expertise de cada um dos mais de 100 consultores cadastrados, além da efetividade dos conteúdos, aproveitamento do participante, entre outros.

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