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BigData e logística: um casamento bem sucedido

Postado em: 12/01/2015, às 20:15 por Jhonata Emerick Ramos

Trabalhei com modelagem estatística alguns anos, e acabei conhecendo muita gente desse meio. Algumas semanas atrás dois amigos vieram me procurar para falar de Big Data. Pensei com meus botões, esse negócio virou moda, mas poucos conseguem de fato tangibilizar. Conversando com eles o que me chamou atenção nesse assunto de BigData é : Velocidade, Variedade e Volume (3V´s do Big Data).

Esses 3V´s tem tudo a ver com logística. Uma operação logística ela precisa ter velocidade, o que gera volume e muitas vezes variedade, e consequentemente isso se reflete nos dados dessa operação.

As aplicações em logística não são óbvias dado as particularidades desse setor, mas será destrutiva e necessária. O grande desafio foi tentar descobrir casos de uso.

Tudo em logística é para agora, ou seja, desenvolver técnicas preditivas a partir do histórico da sua operação de forma a melhorar sua previsão de capacidade e controle de seus recursos.

Os veículos da sua frota transitam por vários locais ao longo do mês, eles podem capturar informações dos locais por onde passam, sejam demográficas, ambientais, de trânsito. Essas informações têm valor não só para o seu negócio.

O problema conhecido como da última milha, corresponde ao trecho normalmente do centro de distribuição a entrega, chega a responder por até 30% do custo e impede a obtenção da alta eficiência operacional.

Soluções de big data pode permitir a otimização da rota da sua frota em tempo real, além de confirmar um pouco antes a disponibilidade no local de entrega evitando as entregas sem sucesso e como resultado uma economia de tempo e recursos no seu processo de entrega. Um ponto chave é que a otimização da rota não leva em conta somente trânsito como hoje a maioria das empresas fazem, elas podem e devem levar em conta fatores geográficos, de tráficos, ambientais e do destinatário.

Onde mora o Big Data nessa história toda? A necessidade de otimizar toda essa variedade e volume de informações em tempo real, para um frota em movimento e que precisam dessa informação com velocidade, aquele nossos 3v´s do começo.

Essas foram somente algumas ideias que surgiram dos nossos testes. Eles gostaram tanto da ideia que montaram um startup de modelagem e Big Data que também atende o mercado de logística. O resultados foram muito satisfatórios e se mostrou um casamento perfeito.

Jhonata Emerick Ramos, CEO da 99Motos.

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