Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Sabesp investe R$ 29 milhões na construção de sala cofre

Postado em: 12/03/2014, às 16:17 por Redação

A Aceco TI foi selecionada para a construção da nova sala cofre da Companhia de Saneamento Básico do Estado de S. Paulo (Sabesp), no bairro de Ponte Pequena, em São Paulo, cujo investimento de cerca de R$ 29 milhões e tem previsão de conclusão para agosto deste ano.

A implantação da sala cofre de 97m², visa fornecer um ambiente de alta disponibilidade e segurança para suportar a nova plataforma de aplicativos da empresa, baseada em SAP (macroprocessos administrativos, financeiros e BI) e NetSuite (macroprocessos comerciais e serviços), em substituição aos antigos sistemas suportados em mainframes.

Um dos destaques do novo ambiente, além da segurança oferecida e certificada pela ABNT/INMETRO que protege os equipamentos contra fumaça, água e outras ameaças externas, é o sistema de detecção e combate a incêndio, que analisa constantemente o ar, por meio de laser e microprocessadores. Ao menor sinal de partículas liberadas por sobreaquecimento de materiais, o sistema aciona um alarme e expele um gás capaz de extinguir qualquer foco de incêndio, pela redução do nível de oxigênio no ambiente, impedindo o avanço do processo de combustão e protegendo os equipamentos dentro da própria sala-cofre.

Esta não é a primeira vez que a Aceco TI e Sabesp trabalham juntas. Em 2012, a empresa foi responsável pela ampliação da sala-cofre da unidade de Pinheiros, também em São Paulo, para 128m², e a implementação de um Centro de Controle Operacional para supervisionar e comandar as operações 24/7.

Hoje, o datacenter já é comandado por um Centro de Comando localizado em Pinheiros. Após a entrega da sala cofre de Ponte Pequena, as duas estruturas serão integradas, trabalharão em sincronia, e terão monitoramento remoto por meio do Data Center Infrastructure Management (DCIM), conjunto de soluções para gerenciar e oferecer aos administradores uma visão holística do desempenho de um data center de modo que a energia, equipamentos e espaço físico sejam utilizados da forma mais eficiente possível.

Com os constantes investimentos nos sistemas e infraestruturas que suportam os serviços, os consumidores das 365 cidades onde a companhia atua "serão beneficiados pela garantia de total segurança e disponibilidade de seus dados de consumo," conforme explica Osvaldo Pazianotto,  superintendente de TI da Sabesp.

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top