Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Styllo automatiza processos de negócios

Postado em: 12/11/2014, às 11:12 por Redação

A Styllo, companhia especializada em locação de mobiliário para eventos, contratou a solução Sankhya-W, sistema de gestão web criado pela Sankhya. Com a implementação do sistema, a companhia, em pleno processo de crescimento, espera automatizar processos de negócio e ampliar sua capacidade de gestão.

A empresa foi fundada em 2008 pelos irmãos Jacson e Darcy de Andrade. Os dois, juntamente com o pai, eram proprietários de uma transportadora, mas o espírito empreendedor os levou a apostar em uma nova atividade. "A experiência em logística e o aquecimento do mercado de eventos no Rio de Janeiro foram decisivos para a escolha pelo setor de locação de mobiliário", conforme nos conta Jacson.

Ele lembra que a empresa cresceu rapidamente, triplicando sua equipe e estoque em poucos meses, impulsionada pela expansão da demanda por serviços especializados na área de eventos. Hoje a empresa está entre os principais players do mercado de locação de mobiliário e ocupa a 5ª posição no mercado do Rio de Janeiro.

Este crescimento tem levado a companhia a buscar a profissionalização da sua gestão, o que a deixaria preparada para um crescimento sustentável. Para automatizar e integrar seus processos, a Styllo acaba de implementar o Sankhya-W, com seus módulos financeiro, comercial, inventário/estoques e distribuição. De acordo com Bia Yuri Martins, gerente executiva da Styllo, a companhia precisava organizar e profissionalizar suas atividades, estruturando processos que antes eram realizados informalmente.

"Nossos setores estavam desconectados e isso prejudicava o controle de custos, vendas, lucratividade, estoque e logística. Por isso implantar um sistema de gestão era fundamental", ressalta. De acordo com a executiva, o Sankhya-W foi escolhido após uma pesquisa de mercado, que o apontou como a solução mais afinada com o ramo de atividade é capaz de acompanhar os processos internos da empresa.

"O Sankhya-W também foi o que apresentou recursos mais coerentes com nossa necessidade de negócio, se diferenciando ainda em itens como atendimento, apresentação do sistema e da proposta, preparo dos profissionais e transparência na negociação", afirma. Para ela, o sistema foi o que melhor conseguiu atender todas as demandas de gestão da informação da Styllo.

Processos integrados

Com a implementação, o Sankhya-W permitiu que a Styllo passasse a atuar diretamente na gestão de seu estoque, acompanhando o processo de locação desde o contrato até o retorno ao estoque, passando pela entrega, manutenção e permanência no cliente. Bia ressalta que acompanhar esta logística reversa é fundamental, uma vez que o serviço da empresa é totalmente atrelado a produtos do imobilizado com alto valor agregado. "No sistema, a logísticas de distribuição e a reversa são organizadas em integração com as vendas, permitindo gerenciar a disponibilidade do estoque em conjunto com os pedidos negociados, por meio do Portal de Vendas e do Portal de Movimentações Internas", explica.

A gestão também utiliza o Portal de Compras para administrar a aquisição de produtos e serviços. Com isso, o departamento financeiro é alimentado de informações, que são gerenciadas diretamente na Movimentação Financeira e Bancária.

De acordo com os fundadores da empresa, no modelo anterior o controle era superficial e apresentava lacunas, ameaçando o andamento dos negócios. "Hoje já temos para onde olhar, inserir, extrair, manejar e analisar nossas atividades gerais", afirmam, lembrando que é uma mudança cultural muito grande para a empresa, o que requer uma adaptação gradual, desde a direção até a equipe operacional. "Mas podemos certamente aumentar a eficiência logística, comercial e financeira, pois os relatórios estão mais organizados e ao alcance dos gestores em apenas um clique", dizem.

Nova cultura

Em uma empresa familiar, é natural que muitas atividades sejam realizadas com improviso, baseadas na experiência operacional dos proprietários e dos primeiros colaboradores. Contudo, o crescimento da empresa sempre mostra que a antiga maneira de fazer precisa de melhorias.

"Nesse sentido a Sankhya nos atendeu em nossas demandas específicas, mas também nos ajudou a incrementar as soluções que pensávamos anteriormente. O conhecimento e a experiência dos profissionais nos permitiram melhorar os processos e, ainda, abriu caminho para novos incrementos no futuro", afirma Bia. De acordo com a executiva, o atual ritmo de negócios levará à necessidade de uma ampliação em pouco tempo. "Também almejamos que a evolução dos negócios permita implantar outros módulos que oferecem mais ferramentas de análise", conclui.

Tags: , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top