Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Brasília amplia o alcance e capacidade de conexão da rede metropolitana

Postado em: 13/05/2013, às 15:14 por Redação

A expansão da Rede Gigacandanga, na Universidade de Brasília (UnB), será inaugurada na tarde desta segunda-feira, 13, totalizando 380 quilômetros de cabos ópticos.

Desenvolvida em tecnologia óptica para transmissão de dados em alta velocidade, a rede metropolitana é coordenada pela UnB e foi projetada em parceria com a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).

A expansão acontecerá em duas fases. "Nesta primeira fase, serão entregues 180 quilômetros, beneficiando as cidades de Planaltina, Gama e Ceilândia", explica Eduardo Grizendi, diretor de engenharia e operações da RNP, acrescentando que a expansão é baseada em um plano piloto de 2007.

Com possibilidade de conexão de 10 Gbps, essas regiões passarão a ter acesso ao desenvolvimento de pesquisas científicas e serão integradas a universidades e unidades de pesquisa, como a própria UnB e o Instituto Federal de Brasília.

"A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) também será beneficiada na troca de informações", acrescenta o professor Leonardo Lazarte, presidente do Comitê Gestor da Rede Gigacandanga.

A rede metropolitana de Brasília foi desenhada para suportar projetos de desenvolvimento nas áreas de pesquisa e educação e faz parte da Redecomep (Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa), uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI).

Tags: , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top