Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Camargo Corrêa adota certificação digital para expedição de procurações

Postado em: 14/05/2013, às 17:34 por Redação

A Camargo Corrêa aderiu à de certificação digital para tornar mais ágil a gestão de documentos. A construtora concluiu no ano passado projeto envolvendo o uso da tecnologia para expedição de procurações.

Com isso, um documento que até então demandava em torno de 15 dias úteis para ser entregue ao portador passou a ser liberado em apenas dois dias.

"O prazo para redação e estruturação do texto ainda é o mesmo. Mas assim que a procuração recebe a assinatura digital do responsável da área, o documento está liberado eletronicamente para o portador utilizar", explica Marcelo Vicentini Marchetti, gerente responsável pela área contratual da Diretoria Jurídica da Camargo Corrêa.

A próxima etapa do projeto, beneficiando 5 mil fornecedores, já foi iniciada. Em dezembro do ano passado, a construtora assinou o primeiro contrato para aquisição de equipamento certificado digitalmente.

Segundo a companhia, o equipamento era destinado à obra da Usina Hidrelétrica Jirau, em Porto Velho (RO), e todo o processo foi feito de forma eletrônica, sem a necessidade de qualquer tipo de deslocamento físico de papéis.

Até o final do ano, a Camargo Corrêa pretende habilitar os gerentes das obras a utilizarem o sistema. Na primeira fase do projeto, apenas diretores e vice-presidentes estão autorizados no ambiente digital.

"Optamos em iniciar o processo pela diretoria para quebrar qualquer tipo de resistência que poderia aparecer nos canteiros de obras. Além de servir de exemplo e incentivar os gerentes a utilizarem a certificação digital, os diretores já estão habilitados para visualizar online todos os novos contratos que forem gerados", diz Marchetti.

Com o projeto, contratos, procurações, acordos, aditivos e uma infinidade de documentos passaram a ser monitorados pelos gestores em tempo real de forma remota.

Pela sede da Camargo Corrêa circulam, em média, 200 procurações e contratos com fornecedores por mês. A estimativa é de que 24 mil folhas foram economizadas com a adoção do novo sistema.

Quando o processo estiver implantado em todas as obras, a previsão é de que mais de 1 mil contratos por mês tramitem apenas no ambiente virtual, diz Marchetti.

Outra vantagem decorrente do projeto diz respeito ao armazenamento de documentos. A empresa há alguns anos aluga espaço para guardar contratos e outros documentos. Com a certificação digital, o documento fica armazenado no servidor por um período e é feito também um backup digital.

O uso da certificação digital proporciona, também, economia nas despesas de reconhecimento de firma, remessa, cópias autenticadas e o tempo do advogado em gerenciar os documentos.

Tags: ,

1 Comentário

  1. Mariana disse:

    Olá Filha, veja se consegue tirar proveito desta matéria.

    bjs boa sorte!

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top