Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Tecnologias fundamentais para um Data Center eficiente

Postado em: 15/01/2015, às 10:44 por Daniel Fazenda Freire

A eficiência do Data Center é uma das maiores preocupações dos gestores de TI. Por isso, estes profissionais devem estar sempre conectados às novidades que o mercado oferece para criar um ambiente adequado às necessidades do cliente. Aumentar o desempenho, reduzir os gastos e minimizar problemas futuros devem ser os objetivos principais, sempre levando em consideração a projeção de crescimento da empresa e o orçamento disponível.

O primeiro passo para o sucesso da nova estação é ter um projeto adequado: é durante a sua concepção que são escolhidas as técnicas que vão ajudar a melhorar a eficiência energética. Definir com clareza o sistemas de energia de alta performance e de condicionamento evitam desperdício e geram uma economia de até 50% do gasto energético total.

Das soluções atuais para Micro DC e DC Container, por exemplo, conseguimos dimensionar o sistema de condicionamento de ar isolando os corredores quente e frio. Com isso, ele fica mais eficiente e pode-se chegar a uma redução de até 25% do gasto com energia. Também existem sistemas, como o Pré Fab Data Center que, além disso, utilizam recursos adicionais como pintura nano térmica e telhado verde para atenuar ainda mais o calor gerado pelo ambiente diminuindo a carga de energética necessária.

Mas todos sabem que nem sempre o orçamento é compatível com o projeto. Nestes casos, é mais plausível optar por soluções modulares que permitam o crescimento de acordo com a demanda da empresa. Eles são fáceis de transportar em um curto espaço de tempo, gerando economia nos custos com o transporte e construção da infraestrutura. Assim, o investimento é feito sempre de forma eficiente, com os melhores equipamentos e, consequentemente, melhores resultados.

Por fim, a contratação para execução no regime de turn-key (quando é contratada uma só empresa para realizar todo serviço, do projeto à implantação) auxilia no processo e garante o bom funcionamento da nova estação. Isso porque são inúmeros sistemas que trabalham em conjunto e é preciso uma integração total para ter um Data Center com boa performance.

Daniel Fazenda Freire, engenheiro Civil e diretor das empresas D2F Engenharia e TIER4 Intelligent Solutions.

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top