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A Schaeffler Brasil conclui última fase de implementação do ERP

Postado em: 16/12/2014, às 10:12 por Claudiney Santos

A Schaeffler Brasil do Brasil, concluiu a implantação do sistema de gestão empresarial (ERP), se alinhando com as demais unidades do grupo espalhadas pelo mundo. Há cerca de três anos, a companhia decidiu trabalhar mundialmente com esse sistema de gestão, rodando centralizado na Alemanha. segundo explica o gerente de Tecnologia da Informação da Schaeffler – América do Sul, Carlos Santa Maria.

"No Brasil, o projeto foi iniciado em janeiro de 2011", lembra Santa Maria. Na época, a equipe de Processos & Informações responsável pela implantação precisava de uma consultoria local para fazer o rollout, e optou pela T-Systems. "A T-Systems já é parceira global da Schaeffler no fornecimento de soluções de comunicação. Isso somado aos aspectos técnicos e ao custo apresentado foi decisivo na escolha", complementa.
O projeto começou pelos chamados itens produtivos e matérias primas, abrangendo os processos de logística e engenharia, além de vendas, marketing e comércio exterior. Para esta primeira fase, o go-live foi realizado em junho de 2012.

Pela metodologia adotada, o projeto foi dividido em três etapas: migração de dados, testes funcionais e testes integrados. De acordo com Santa Maria, foi um processo transformador, que mudou a cultura da empresa. "Depois do segundo teste integrado, tivemos o go-live, seguido de três meses de estabilização", conta, ressaltando que, mesmo com ajustes, a companhia não ficou um único dia fora do ar e todas as notas fiscais foram emitidas.

Em setembro de 2012 foi iniciada a segunda fase do projeto, onde foram contemplados os processos de suporte, como ferramentaria, manutenção, instrumentos de medição e qualidade. De acordo com Santa Maria, aqui estão incluídos todos os itens não produtivos, almoxarifado e toda a parte de serviços.

Nesta segunda fase, o sistema SAP foi colocado no ar no início de agosto, e o projeto foi considerado concluído no final de outubro. Segundo Santa Maria, hoje a Schaeffler Brasil conta com um ambiente limpo e vem trabalhando na desativação de seus sistemas legados.

Consultoria

Terminadas as duas fases do projeto, Santa Maria avalia que a escolha da T-Systems como parceira na implementação foi mais que acertada. "Principalmente pelo conhecimento técnico trazido por seus profissionais, que foi mais que demonstrado no contato deles com nosso pessoal da Alemanha", afirma. "Por isso os mantivemos na segunda fase", diz. Santa Maria lembrando que o conhecimento a decisão foi fundamental, principalmente nos processos relativos a vendas e logística.

"Criamos algumas tabelas considerando a parte de impostos que nos auxiliaram muito na parte de automação e fluidez de processos com garantia de resultados corretos. Isso deu trabalho e só foi possível em função do conhecimento da T-Systems sobre como funciona o ambiente de vendas", revela.

Para a Schaeffler, as vantagens começam com a integração. "Hoje estamos 100% integrados ao grupo, trabalhando com processos padronizados e, principalmente, com a base de dados integrada. Isso significa que, quando se fala em um item específico, ele será identificado da mesma forma em qualquer lugar do mundo. A integração também facilitou a apresentação de relatórios, hoje também padronizados", comemora Santa Maria.

Schaeffler

No Brasil desde 1958, a Schaeffler desenvolve desde produtos para o setor automotivo, como soluções para motores, transmissão e chassi, até componentes para a indústria pesada, agrícola, ferroviária, de produtos de consumo e para o segmento aeroespacial.

Com sede na Alemanha, a empresa conta com cerca de 78 mil colaboradores e um faturamento que atingiu mais de 11,1 bilhões de euros em 2012. Está presente em mais de 180 localidades no mundo todo, sendo um dos líderes mundiais em componentes automotivos, industriais e aeroespaciais.

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