Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

IFRJ implanta serviço de voz sobre IP para reduzir custos de telefonia

Postado em: 17/04/2013, às 17:56 por Redação

O IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro) integra a lista das mais de 100 instituições públicas de ensino e pesquisa que utilizam o [email protected], serviço de telefonia de Voz sobre IP (VoIP) da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).

Segundo Fábio Carlos Macedo, diretor adjunto de tecnologia da informação (TI) do IFRJ, o serviço está em processo de implementação para interligar a reitoria e onze campi.

"Estamos em fase de expansão. A ideia é que até o final de 2014 já possamos contar com mais cinco campi, que também contarão com o [email protected]", projeta.

O serviço já é utilizado em 33 Institutos Federais brasileiros. Dos que já aderiram, 15 concluíram a instalação em suas reitorias e estão iniciando a instalação nos campi.

Com isso, já são 23 reitorias e 15 campi em várias unidades federativas fazendo uso do serviço. Recentemente, foi [email protected] foi adotado pela IFPI (Instituto Federal do Piauí).

A grande vantagem é a redução dos custos com ligações telefônicas, pois o serviço permite a comunicação por voz (via telefone comum, telefone IP ou software) pela internet.

Com o [email protected], as chamadas entre as instituições são feitas através da rede de dados. "E se a ligação tiver como destino uma instituição não conectada, em outra cidade, o custo é de uma ligação local", acrescenta Hélder Vitorino, gerente de projetos da RNP.

A adesão do IFRJ ao serviço faz parte do esforço da RNP em levar a tecnologia aos campi dos Institutos Federais, já que essas instituições ainda são minoria entre as usuárias.

O pedido partiu do Ministério da Educação (MEC) – uma das pastas integrantes do programa interministerial que mantém a RNP –, sob a justificativa de que os Institutos Federais têm uma quantidade muito grande de funcionários e pesquisadores que precisam fazer ligações interurbanas e até internacionais.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top