Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Automatize tudo que for possível

Postado em: 17/12/2015, às 16:05 por Alberto Parada

O velho ditado que tempo é dinheiro está cada dia mais na moda, quando levamos esse conceito para dentro do ambiente de tecnologia das empresas ganha-se proporções ainda maiores, qualquer alteração nos sistemas de produção realizados de maneira manual é um verdadeiro monstro consumidor de horas de trabalho e de indisponibilidade de sistemas.

Quando multiplicamos o tempo da equipe de negócios parada impossibilitada de gerar receita, dos negócios perdidos e dos custos da equipe de TI envolvidos nas mudanças chegamos a grandes somas de dinheiro, evidente que esses fatores são geradores de um clima estressante que envolve toda a companhia.

Mesmo com todo esse histórico, muitas empresas ainda resistem em automatizar seus processos de desenvolvimento de sistemas, seus sistemas de homologação e principalmente o deploy para a produção, acredita-se que as ferramentas disponíveis são caras e pouco confiáveis, certamente essa opinião são dos profissionais que tem dificuldade em se atualizar e temem perder o emprego.

A boa notícia que o custo das ferramentas com a troca do modelo de pagamento por licenciamento por pagar pelo uso e simplificação na implantação está revolucionando o mercado, os fabricantes perceberam que seus custos proibitivos limitavam a utilização e que derrubar os concorrentes custava mais caro do que baixar os valores e ganhar mercados até então inacessíveis.

Para as empresas que adotaram a automatização como meta a ser perseguida, perceberam que a vantagem da automação não limita-se apenas na economia financeira, ela tornou-se crucial para a liberação das equipes que passavam boa parte do seu tempo planejando mudanças, riscos e fallback para a dedicação em outras atividades como: a criação de novos processos, na melhoraria dos existentes e focar na qualidade por exemplo.

A quebra do paradigma não para por ai, os reflexos são sentidos no desempenho das equipes, no clima organizacional e claro nos custos da empresa. Portanto para quem ainda tem medo de perder o emprego ou não acredita na automação é melhor tomar cuidado com os concorrentes, eles certamente conquistarão o mercado que você morre de medo de perder.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top