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DevOps, implantação e mudança de cultura.

Postado em: 18/11/2015, às 18:58 por Alberto Parada

Todo artigo que trata sobre a implantação do DevOps relata a boa convivência entre as áreas de desenvolvimento e de operação como fator fundamental para o sucesso e a melhoria na entrega dos sistemas, como se fosse possível em um passe de mágica desaparecer com anos de desentendimento e discórdia.

Todos sabem que a quebra do paradigma e mudança de cultura das equipes não é algo trivial, ambos devem começar pela aceitação de que:

A rivalidade entre as equipes acaba prejudicando o negócio;

Ambos são uma despesa para o negócio, em vez de uma função de negócios.

Todos os membros de ambas equipes precisam mudar, certamente a mais difícil e que mais reflexo promove é a mudança de mentalidade dos líderes tanto de operação quanto de desenvolvimento, para ajudar os líderes e das equipes algumas recomendações são fundamentais:

Mude o gestor de mudanças, existe uma crença generalizada que mudar é ruim, a atribuição de falhas a mudança é comum, com isso se instituiu o mito de quanto menos mudança menos falhas, o correto a se fazer é certificar-se que o processo está sendo executado de forma consistente, qualquer alteração realizada fora do processo devem ser identificadas e corrigidas imediatamente.

Aumento significativo da comunicação entre os grupos, é fundamental que a equipe de desenvolvimento entenda as preocupações do time de produção e vice-versa. A aproximação das equipes melhora significativamente a qualidade da solução.

As equipes precisam entender que não são unidades autônomas, independentes e que podem fazer o que bem entender.

Ambas devem entender que a gestão de serviços de TI é importante para o ciclo de vida de serviços de negócios como um todo. Isto não pretende ser lavagem cerebral, mas uma introdução ao pensamento moderno em que TI existe para atender às necessidades de negócios.

Rever a gestão de pessoas e processos de desenvolvimento de equipes. Existem razões pelas quais alguns de nós gostam de trabalhar com desenvolvimento e outros com operações. No entanto, isso não pode ser uma desculpa para não trabalhar juntos para o bem da empresa. Integração dos times como empresa e não mais como áreas concorrentes; parar de repetir o mantra da necessidade de alinhamento de TI com negócio, é importante que o time de TI saiba que é um facilitador crucial e um parceiro estratégico valorizado, portanto TI não se alinha com o negócio; TI é o negócio!

Obviamente que esse monte de recomendações de nenhuma utilidade terá se a alta administração não estiver totalmente envolvida com a mudança de cultura das equipes, será absolutamente impossível implantar o DevOps se os diretores de ambas as áreas continuarem a disputar poder e espaço dentro da corporação ao invés de focar na melhoria dos produtos oferecidos aos seus clientes.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

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