Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

ESPM moderniza ambiente de armazenamento e ganha 65% de economia em espaço

Postado em: 18/11/2016, às 18:58 por Redação

A ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) que possui campi em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, com cerca de 12.000 alunos de graduação e pós-graduação e mais de 600 professores, a instituição de ensino sentiu a necessidade de aumentar a capacidade do ambiente de armazenamento e decidiu fazer uma atualização de tecnologia por uma solução mais robusta.

A infraestrutura de armazenamento antiga apresentava limitações de crescimento, limitação de desempenho e falta de funcionalidades para um ambiente virtualizado. "Após o crescimento da ESPM e o natural aumento do volume de dados foi necessário rever a infraestrutura de armazenamento. Por isso resolvemos partir para uma que suportasse o nosso crescimento por um período de pelo menos cinco a sete anos. Atualmente temos praticamente 100% de nosso ambiente virtualizado", explica Amadeo Magedanz, gerente de Infraestrutura de TI da ESPM.

Ao implementar o HPE 3PAR StoreServ 10800, um storage desenvolvido para ambientes virtualizados, a universidade garantiu desempenho para realização de backup, tecnologias para redução no uso de espaço em disco e facilidade de gerenciamento. "Como já tínhamos o ambiente todo virtualizado e baseado em VMWare, nossa migração foi muito simples. Após o estudo de dimensionamento e melhor alocação dos discos, foi possível migrar quase que a totalidade as máquinas virtuais com o ambiente ligado. Para isso foi utilizado a tecnologia VMotion. O tempo de migração de cada máquina dependeu do tamanho delas. Não tivemos nenhum problema nesta fase", acrescenta o executivo.

Após o término da migração das máquinas virtuais, a economia do espaço em disco foi de aproximadamente 65% com a funcionalidade Zero-detect. Somente o 3PAR possui o processador adicional chamado ASIC, encarregado de realizar todas as operações de dados em uma matriz de armazenamento. Essa tecnologia alimenta a conversão simples e rápida de grandes volumes de dados em matrizes legadas para alto-utilização de volumes mais eficientes. Ou seja, dados que não interessam são filtrados e apenas as informações importantes para o negócio são armazenadas.

Outro ponto importante no projeto foi o ganho na velocidade do backup que passou de 60 para 20 horas, possibilitando a realização do processo durante o horário de expediente, sem ter impacto no ambiente. "Além da qualidade dos equipamentos, eu diria que o relacionamento com todo o time HPE é fundamental para o nosso negócio. Desde a equipe de vendas até a equipe de implantação, sempre tivemos todo o apoio necessário", ressaltou.

Com a adoção do novo sistema, a ESPM ganhou facilidade em criar máquinas virtuais com a tecnologia de "zero detect", facilitando a área de negócios. Além disso, existiu ganho de desempenho significativo na unidade de Porto Alegre com a substituição do ambiente de storage de vídeo pelo HPE 3Par StoreServ 7400, o que gerou melhoria nas aulas de edição de vídeo.

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top