Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Plataforma Gaio lança versão cognitiva

Postado em: 19/09/2017, às 02:46 por Redação

A ferramenta Gaio – plataforma gratuita de Big Data – lança novas oportunidades para o uso da Inteligência Artificial (IA) e disponibiliza agora a versão Gaio Cognitiva, por meio do reconhecimento da fala.

Segundo o idealizador da plataforma, Eder Balbino, o usuário não terá de desenvolver sistema, uma vez que por trás da interface do Gaio estão algoritmos cognitivos construídos com base em toda a inteligência da ferramenta. "Conseguimos combinar a compreensão da fala do ser humano à busca de dados nos sistemas da empresa", destaca.

O fato de a ferramenta possuir um ambiente de análise sofisticado, que permite conectar, transferir, combinar e criar indicadores, favorece essa interpretação, em tempo real. O aplicativo entende o que é necessário executar e devolver ao comando de voz. Uma vez recebido este comando, a mensagem é convertida em texto e analisada pela ferramenta. "O método utiliza de palavras-chave que indicam onde devem ser feitas a busca e a análise de dados. O usuário pode solicitar a busca sem a utilização de frases pré-determinadas ou scripts, o que confere ampla autonomia e inúmeras possibilidades de busca", afirma Balbino.

Outra novidade é que para utilizar o Gaio e todos os seus recursos, o usuário não terá de investir em infraestrutura própria. A oferta do Gaio na nuvem além de reduzir investimento, permite a utilização imediata, podendo ser acessado de qualquer lugar que possua conexão à internet. Há ainda a capacidade ilimitada de armazenamento de arquivos e, consequentemente, redução de custos de aquisição, entrega e manutenção de uma infraestrutura complexa.

Caso o departamento de Recursos Humanos necessite, por exemplo, de uma análise do banco de horas da empresa, basta formular uma frase com o termo "banco de horas" e a busca será realizada entre os dados referentes a este tema: maiores desvios de horas, quais setores e funcionários estão com estes indicadores mais elevados. É muito poder de análise construído de forma simples, em interface visual sem a necessidade de programação.

Tags: ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top