Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Sistema da Indra vai gerenciar parque de geração termoelétricas da Petrobras

Postado em: 22/04/2013, às 16:28 por Redação

Um sistema desenvolvido pela Indra será utilizado para gestão e operação das centrais termoelétrica do parque de geração da Petrobras, conforme contrato firmado entre as duas companhias.

Trata-se da primeira implantação do sistema inGEN na América do Sul. O parque de geração termoelétrico da Petrobras é composto por 18 plantas distribuídas por todo o Brasil, que somam uma potência instalada próxima aos 5 mil MW.

O sistema será utilizado para padronizar os procedimentos de programação e operação em tempo real entre o Centro de Operações de Energia (COE) e as centrais da companhia, assim como as comunicações com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Além disso, o inGEN integrará o Sistema de Gestão da Operação (SGO) da Petrobras e dará cobertura de forma integrada aos procedimentos de pré-operação, operação em tempo real e pós-operação.

Isto significa que o suporte se estenderá à programação da geração, gestão de incidências e falhas, análise da disponibilidade, acompanhamento da produção e elaboração de informes de operação, entre outros.

Entre os benefícios decorrentes do projeto figuram a automatização das comunicações com os operadores técnicos da rede, a disponibilidade de informação em tempo real dos sistemas, a gestão centralizada e local da informação e a normalização dos processos de operação e unificação da informação.

O sistema inGEN também facilita o uso de indicadores comuns de gestão do parque gerador e a normalização de informes.

Parceira tecnológica da Petrobras há seis anos, a Indra mantém em Campinas (SP) um centro de excelência mundial para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas na área de energia, as quais estão implantadas em mais de 40 companhias de eletricidade do Brasil e da América Latina.

A Indra está presente no Brasil desde 1996, conta atualmente com uma equipe de mais de 7.500 profissionais e tem uma cobertura geográfica através de escritórios distribuídos nos principais Estados.

Tags: ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top