Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Tecnologia torna mais ágil e dinâmica a rotina dos consultórios médicos

Postado em: 27/05/2013, às 17:00 por Redação

A saúde é um campo fértil para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias que dão agilidade ao trabalho dos profissionais da área e melhoram o atendimento aos pacientes.

Um exemplo disso são os consultórios, cuja rotina ganhou nova dinâmica com o uso de ferramentas que permitem ao paciente agendar consultas pela internet.

Se antes uma secretária precisava ficar à disposição para agendar as consultas, hoje os médicos, dentistas e outros profissionais da saúde podem ter um perfil disponível na internet com informações e os horários de sua agenda.

Assim, os próprios pacientes podem agendar suas consultas com o médico desejado no horário de sua preferência, de acordo com a disponibilidade.

"A tecnologia chegou aos poucos nos consultórios médicos, revolucionando o dia a dia desses profissionais. São ferramentas simples e funcionais, que melhoraram muito a rotina de trabalho", afirma Guilherme Pizzini, fundador do YepDoc.

Criada no ano passado, a empresa desenvolve ferramentas para melhorar o desempenho dos consultórios.

Um levantamento realizado pelo YepDoc revela que 15% dos pacientes que agendam uma consulta não comparecem na data marcada. No caso dos consultórios que utilizam plataformas que facilitam a gestão de agenda, o índice de não comparecimento cai para 2%.

Outro grande avanço que a tecnologia trouxe aos consultórios é o Prontuário Online. As informações do paciente, como o registro da conversa no consultório (Anamnese), prescrição de medicamentos, exames, atestados, entre outros, ficam agora salvas na internet.

Os médicos podem acessar as informações de qualquer lugar, inclusive por tablets ou smartphones. Além de maior segurança dos dados, elimina-se a necessidade das imensas pilhas de papel.

"A chegada da tecnologia aos consultórios é um processo que continua a ocorrer. Como toda mudança, ela passa por um período de transição, em que os médicos se adaptam aos recursos disponíveis e percebem o quanto isso pode ajudar com a rotina de trabalho", conclui Pizzini.

Tags: ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top