Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

GRU Airport atualiza operação da rede interna de internet

Postado em: 27/11/2015, às 20:19 por Redação

Até março de 2013, o GRU Airport tinha apenas um link de internet, que não era mais suficiente para atender a demanda de acesso dos 2.000 funcionários do aeroporto. A área de TI do GRU Airport então contratou mais três links. Apesar disso, ainda havia várias quedas na rede, gerando reclamações dos usuários quanto à disponibilidade de acesso às informações. Quando as quedas aconteciam, a equipe de TI tinha que efetuar a troca de link manualmente, demorando a restabelecer a conexão.

Diante desse problema, os responsáveis pela TI decidiram realizar um RFP (Request for Proposal, na sigla em inglês) para implantar a solução BIG-IP, que realiza, de forma inteligente, o balanceamento entre os links, com o objetivo de distribuir a carga entre eles. Além disso, a solução reconhece, automaticamente, se algum link cai e apenas distribui entre os demais que ainda estão ativos, até que o primeiro retorne, mantendo a operação ininterrupta.

O vencedor do RFP foi o fabricante que já atendia outro projeto no aeroporto e que indicou uma empresa parceira para fazer a implementação.  Em maio de 2014, entrou em produção uma caixa do BIG-IP.  Mônica Trapp, gerente de TI do GRU Airport, conta que, com uma semana de uso, vários problemas surgiram, como alta utilização de memória, temperatura elevada do processador, lentidão dos links, fazendo com que os usuários internos voltassem a reclamar da conexão da rede.  "O nosso especialista em segurança da informação na época descobriu uma falha de configuração durante o processo de implantação da caixa BIG-IP", conta Trapp.

Então substituiu a empresa que havia feito a implementação, e contratou a Agility Networks para refazer o planejamento, reconfigurar a caixa e atualizar o software do BIG-IP com a versão mais indicada para a necessidade do Aeroporto Internacional de São Paulo. Todo esse trabalho foi realizado em uma semana. Atualmente, o GRU Airport possui quatro links de operadores diferentes, que totalizam 264 MB.

Tags: , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top