Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Localiza melhora performance com a adoção de nova plataforma de storage

Postado em: 28/05/2013, às 17:40 por Redação

Especializada em locação de veículos, a Localiza conseguiu reduzir em 30% o tempo de operações executadas no seu ambiente de tecnologia da informação (TI) depois que modernizou a sua infraestrutura de armazenamento de dados (storage).

Esse foi um dos resultados obtidos com a implantação da plataforma da IBM. A métrica inclui os serviços voltados ao consumidor. O projeto também reduziu consideravelmente os custos de manutenção e administração do ambiente.

Outros dois benefícios foram o melhor aproveitamento das áreas de armazenamento e a replicação integral e fiel dos dados.

"Além de conseguirmos, por exemplo, fechar a folha de pagamento 30% mais rápido, também vimos reflexo do projeto no dia a dia com o cliente, que agora pode alugar um carro de forma mais rápida tanto na central como nas lojas", destaca Breno Scheid Mascarenhas, gerente de infraestrutura de tecnologia da informação (TI) da empresa.

Fundada no início dos anos de 1970 em Belo Horizonte (MG), a Localiza investiu em tecnologia para dar sustentação ao crescimento exponencial ano após ano dos seus negócios.

Para se ter ideia, somente nos três primeiros meses de 2013, a empresa registrou lucro líquido recorde de R$ 88,8 milhões, um crescimento de mais de 22% comparado ao mesmo período em 2012.

Com atuação em toda a América do Sul, a empresa opera em três plataformas de negócio: aluguel de carros, franchising e aluguel de frotas. O projeto foi implementado pela PC Place, parceira da IBM na região.

Apoiado pelo Banco IBM, envolveu hardware, software e serviços. Primeiro, foi implementado um novo sistema de armazenamento, que substituiu toda a infraestrutura antiga.

Em seguida, os dados foram migrados para os novos equipamentos e replicados para um site de contingência com a mesma tecnologia, onde os sistemas anteriores foram virtualizados, de forma a aproveitar ao máximo os recursos pré-existentes.

O ambiente da Localiza está configurado com dois sistemas de armazenamento IBM Storwize V7000, quatro SAN Switches B40, uma tape Library TS3200, dois servidores IBM System x3650 M4 e licenças do software Tivoli Storage Manager.

Segundo a Localiza, a disponibilidade, a performance e a resiliência eram necessárias para fortalecer e modernizar seu ambiente de TI. A continuidade de negócios foi outro fator determinante para o projeto.

Com a solução da IBM, a Localiza poderá manter-se produtiva e protegida contra eventuais perdas financeiras associadas a um possível quadro de inatividade causado por interrupções inesperadas.

Tags: ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top