Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Conselheiros da Fundação IDI lançam livro sobre diagnóstico por imagem

Postado em: 29/01/2016, às 21:55 por Redação

Atualmente, entre 17 a 18 mil médicos se formam no Brasil por ano, devendo esse número chegar a 20 mil em 2020. As últimas ações do governo federal foram no sentido de aumentar a quantidade de médicos, inclusive com a ampliação no número de vagas para graduação em medicina, além do foco no médico generalista. Portanto, a formação durante os 6 anos de graduação deve ser a mais completa possível, buscando um profissional capaz de fazer a propedêutica correta do paciente, incluindo, nessa análise, a habilidade de requisitar e interpretar os exames de diagnóstico por imagem.

Nesse cenário, os radiologistas Jacob Szejnfeld, Nitamar Abdala e Sergio Ajzen, todos conselheiros da Fundação IDI – Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem, provedora de exames de diagnósticos por imagem para a área pública, organizaram o livro "Diagnóstico por Imagem", da editora Manole, que, em sua segunda edição, aborda de maneira ampla e didática todo o segmento. Nesta nova edição foram acrescentados vários capítulos relacionados à ginecologia, bem como foram revistos e atualizados os temas já publicados na edição anterior.

Diagnóstico

Para facilitar a busca por assuntos as 728 páginas que compõem o livro foram divididas em 97 temas, que estão organizados em 7 capítulos: cabeça e pescoço, neurologia, mama, tórax, abdome, musculoesquelético e ginecologia.

"Diagnóstico por Imagem" representa um material que oferece tanto ao estudante de medicina quanto ao médico não radiologista o conteúdo teórico necessário, bem como exemplos de caos típicos das principais doenças com os achados mais relevantes, que auxiliam o dia a dia do médico radiologista.

Existe uma variada gama de exames e diagnósticos possíveis e o profissional médico deve saber orientar o paciente a realizar o exame radiológico mais eficaz para seu diagnóstico, bem como conhecer os principais achados para as doenças mais comuns.

Sobre os Autores

Jacob Szejnfeld, professor livre-docente associado do Departamento de Diagnóstico por Imagem da EPM-Unifesp – Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo; chefe da disciplina diagnóstico por imagem em adultos; diretor médico do CURA – Imagem e Diagnóstico.

Nitamar Abdala, professor adjunto doutor e chefe do Departamento de Diagnóstico por Imagem da EPM-Unifesp – Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo; chefe do setor de neurorradiologia da UMDI Medicina Diagnóstica.

Sergio Ajzen, professor titular e livre-docente do Departamento de Diagnóstico por Imagem da EPM-Unifesp – Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo.

Fundação IDI

A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem atua há 14 anos na saúde pública de São Paulo. Mantém convênio para operar a área de diagnóstico por imagem de diversos hospitais das Secretarias de Saúde do Estado e Município de São Paulo, prefeituras próximas à capital (São Caetano do Sul e Diadema), além dos Estados de Goiás e da Bahia.

Possui cerca de 2 mil funcionários e 500 médicos especialistas, que atendem em mais de 70 unidades de saúde realizando mais de 4 milhões de exames por ano, sendo o maior provedor de exames de diagnósticos por imagem do país para a área pública.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top