Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Todo mundo pode ser gerente de projetos?

Postado em: 29/10/2015, às 22:13 por Alberto Parada

As melhores práticas do mercado e as principais instituições pregam que qualquer profissional com qualquer perfil desde que treinados e inseridos em funções menores nos projetos para adquirirem experiência, poderão assumir as funções de gerenciar projetos.

No mundo real a situação é diferente, determinadas características fundamentais para o sucesso e sobrevivência do gerente de projetos não são aprendidas nos bancos da escola e muitas pessoas por mais treinadas jamais conseguirão desenvolve-las.

Estar à frente de um grupo de pessoas sendo o centro das atenções fazendo uma apresentação causa repulsa e medo em muita gente, ser o centro das atenções apresentando o status de um projeto recebendo questionamentos nem sempre amistosos, conseguir interagir e em muitos casos mudar o clima e a tensão gerada no ambiente, definitivamente é para poucos.

Para os desavisados, interessados em tornar-se gerentes de projetos ficarão assustados ao saber das atribuições estressantes do dia a dia e podem desistir em enveredar na profissão, a boa notícia é que ele pode trabalhar no escritório de projetos sem necessariamente ser exposto ao front dos projetos.

O que pouco se ensina nos bancos das escolas é que um projeto necessita do suporte periódico de um grupo de pessoas que trabalham no back office e suportam o gerente de projetos com as informações necessárias para que ele consiga utiliza-las de maneira assertiva no front dos projetos.

Os leigos acreditam que o gerente de projeto tem tempo para coletar todas as informações necessárias para monitorar a execução do planejamento, definir ações de correção e ainda arrumar tempo de interagir com o cliente, equipe e solucionar todos os problemas que acontecem.

Infelizmente isso não é real, apenas as atividades de negociação e comunicação consomem seu dia, se não existir uma equipe para consolidar e analisar as informações e auxilia-lo nas decisões sem dúvida o sucesso do projeto estará seriamente comprometido.

Portanto a resposta para a pergunta, se todos os profissionais podem ser gerentes de projetos a resposta é sim. O problema será definir onde o profissional deverá atuar em função das suas qualidades e perfil, os mais concentrados, estudiosos e com restrição em relacionamentos de massa poderá com facilidade assumir as responsabilidades do escritório de projetos, do outro lado os com facilidade de comunicação, negociação e que administra bem trabalhar sob alta pressão terá uma boa chances de conseguir excelentes resultados na entrega, gestão e administração do front do  projeto nos clientes.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

Tags: , , , ,

1 Comentário

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top