Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Frota de navios graneleiros da Vale ganha novo sistema de comunicação e cybercafé

Postado em: 30/04/2013, às 18:18 por Redação

Seis navios graneleiros da Vale são dotados de um sistema de comunicação que a tripulação utiliza durante as viagens de três meses entre ida e volta do Brasil à China.

Denominado FleetBroadband Unlimited, o sistema desenvolvido pelo Inmarsat foi contratado pela Beltship Management Limited (BML), empresa de gestão especializada em transbordo e volume de auto-descarga, que administra a frota de embarcações da mineradora.

A instalação ficou por conta da AND Group, parceiro da Inmarsat e provedor de serviços globais de satélite e engenharia.

A Beltship precisava de uma nova solução de comunicação capaz de prestar um serviço mais sólido, eficaz e econômico, com grande disponibilização de dados, além de cobrir as necessidades operacionais dos navios.

A companhia buscava também um provedor que pudesse oferecer configuração e suporte de tecnologia da informação (TI) a seus terminais e cybercafés com pontos de atendimento localizados em todo o mundo.

"Nossos navios passam muitas semanas cruzando o oceano e, portanto, é extremamente importante que possamos contar com comunicações sólidas e confiáveis, dotadas de bons índices de transferência de dados", afirma Marjolijn van Tiel, gerente de compras da Beltship.

Com acesso ilimitado à internet, ficou mais fácil para os chefes de máquinas e capitães receberem as informações em tempo real para apoiar a tomada de decisões operacionais, acrescenta o executivo.

Segundo ele, é possível enviar à tripulação links de sites com informações metereológicas ou dados sobre rotas. "Em casos de emergência, como uma alteração de porto, podemos enviar links com gráficos e informações relevantes sobre o respectivo porto. Antigamente isto era impossível, devido à limitação do tamanho do tráfego de e-mail", ressalta.

A solução implantada nos navios tem como suporte o software de comunicações IPSignature, da AND Group, uma plataforma que permite acesso a aplicativos web.

Além de atender aos requisitos operacionais do navio e as necessidades de comunicação da tripulação, o IPSignature permite total controle e visibilidade sobre as comunicações e o uso de dados em cada navio.

Por meio do AND Web Portal, o IPSignature permite aos administradores dos navios, que estão em terra supervisionar as configurações e o acesso dado aos usuários e à tripulação a bordo do navio.

A tripulação pode ter acesso a um cybercafé – uma rede de PCs pré-configurada com o IPSignature –, que permite fácil acesso a aplicativos como navegador, e-mail, mensagens curtas (SMS) e instantâneas.

Um browser móvel para navegação web garante que os dados sejam carregados com maior rapidez, oferecendo uma experiência ainda melhor à tripulação.

Os navios que atualmente contam com a solução FleetBroadband Unilimited são o Ore Pará, Ore Mangaratiba, Ore Belo Horizonte, Ore Itabira, Ore Timbopeba e Ore Pantanal. 

Os navios têm acesso aos serviços globais de comunicações móveis via satélite da Inmarsat por meio de uma mistura dos terminais TraneSailor FB500 e Furno FB500.

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top