Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Marketing deve provocar mudanças internas para integrar mídias sociais a processos

Postado em: 04/01/2012, às 20:44 por Ana Lúcia Moura Fé

Analistas da consultoria InSites Consulting acreditam que profissionais de marketing, que em geral estão à frente dos projetos de midia social, devem se unir a outras equipes e outros executivos para provocar as mudanças que possibilitem a total integração das mídias socias com os processos de negócios das empresas.

De acordo com pesquisa feita pela consultoria, apenas 14% dos gestores de marketing americanos e britânicos afirmam que suas companhias conseguiram integração total desses dois mundos, enquanto 23% estão trabalhando nisso. Por outro lado, 26% admitiram ainda estar ensaiando os primeiros passos em mídias sociais, enquanto 24% conseguiram avançar para projeto piloto. Os que não estão fazendo nada nessa área somam 12%.

Entre as principais barreiras para a integração da mídia social com processos de negócio, destaca-se a descrença da companhia de que a iniciativa traria ganhos financeiros (48%). Cerca de 42% dos profissionais de marketing acreditam que seus produtos e serviços não são adequados para mídia social, e outros 39% indicam falta de apoio da alta diretoria.

Segundo a empresa de pesquisa, o sucesso de integração de mídias sociais com processos de negócio depende de mudanças e evolução da empresa em em três níveis: estrutural, cultural e no âmbito pessoal dos empregados.

Segundo a pesquisa, 69% dos profissionais de marketing americanos afirmam que, pessoalmente, os funcionários estão abertos a novas tecnologias e meios sociais de comunicação. No âmbito cultural, 57% dos respondentes revelam que suas empresas não têm uma política de mídia social, mas usam código de conduta.

Já no aspecto estrutural, 69% dos entrevistados informam que sua empresa está tentando incorporar a mídia social a planos de marketing existentes. Em 64% das empresas pesquisadas havia equipe ou pessoa dedicada a mídias sociais.

Tags: , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top