Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Volvo Cars investe em projeto de condução autônoma

Postado em: 05/11/2014, às 21:55 por Redação

A Volvo Cars apresenta, na 28º edição do Salão do Automóvel de São Paulo, o veículo de teste do projeto Drive-Me, de condução autônoma. O modelo é parte de um grande programa que prevê 100 veículos autônomos rodando em Gotemburgo, na Suécia, em 2017, com consumidores comuns.

Equipado com sensores especiais, o veículo, nesta fase do projeto, dispensa o motorista em determinadas condições de trajeto. Trata-se da primeira exibição de um carro de condução autônoma no País com a tecnologia Autopilot.

"O carro apresentado no Brasil está apto a andar seguindo as faixas, adaptando-se à velocidade do trânsito e interagindo com os outros veículos por conta própria. Trazer esse carro para o País é uma possibilidade de mostrar uma das várias tecnologias futuras da Volvo Cars que já estão se tornando realidade", explica Jorge Mussi, Diretor de Pós Vendas e Assuntos Governamentais da Volvo Cars do Brasil.

O que torna o projeto Drive Me único é o fato de ele envolver todos os pilares da cadeia: legisladores, autoridades de transporte, prefeitura, fabricante do veículo e consumidores reais. Em 2017, a previsão é que os consumidores vão dirigir 100 carros em condições reais de uso, por cerca de 50 km em vias selecionadas no entorno de Gotemburgo. Essas ruas trazem as típicas condições de vias, com estradas e cruzamentos.

"Tornar a cidade-sede da Volvo Cars a primeira área no mundo para carros autônomos rodarem em condições de uso normal demonstra nossa liderança tecnológica e a dedicação da Suécia em ser pioneira na integração de carros autônomos", explica Erik Coelingh, especialista técnico da Volvo Cars.

Iniciativa conjunta

O programa Drive Me – carros autônomos para uma mobilidade sustentável – é uma iniciativa que envolve a Volvo Cars, Swedish Transport Administration, Agência Sueca de Transportes, Lindholmen Science Park e a cidade de Gotemburgo. O governo sueco apoia o projeto.

"Testar esse tipo de carro em vias públicas nos proporciona informações valiosas sobre os benefícios sociais de ter carros autônomos como parte do trânsito. Nossos carros inteligentes são a parte fundamental da solução, mas uma abordagem da sociedade de forma conjunta é vital para oferecer mobilidade individual sustentável no futuro. Essa cooperação única é a chave para uma implantação de sucesso dos carros autônomos", explica Coelingh.

Tags: , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top