Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Estudo fornece dicas sobre sistemas para controle de contas em mídias sociais

Postado em: 09/01/2012, às 11:30 por Ana Lúcia Moura Fé

Empresas interessadas em adquirir ou usar eficazmente um sistema de gestão de mídias sociais (SMMS, na sigla em inglês) ganharam nesta semana um relatório abrangente com achados que se aplicam a todo tipo de organização. Trata-se do documento A Strategy for Managing Social Media Proliferation, de autoria de  Jeremias Owyang, analista do Altimeter Group, empresa de pesquisa e consultoria especializada em novas tecnologias.

Entre outras coisas, o documento orienta empresas sobre como selecionar um fornecedor de SMMS e apresenta gráfico comparativo das soluções existentes no mercado.

Segundo o analista, o mercado ainda carece de solução capaz de cobrir de forma ampla e eficaz todas as necessidades de uma empresa nessa área, incluindo intenso engajamento social, broadcasting social, plataforma de campanha de marketing, presença distribuída de marca e opções de customização, entre outras.

O estudo constata que ainda são poucas as empresas que oferecem treinamento para funcionários que utilizam mídia social em nome do negócio. Há em média 178 contas de mídias sociais por empresa, excluídas as contas de funcionários. A maioria das companhias não tem inventário dessas contas e se vale de uma autêntica colcha de retalhos de aplicações para administrá-las.

Cerca de 70% dos respondentes reportaram que estão atingindo seus objetivos. Mas apenas 57% contam com estratégia bem definida para esse fim, o que significa que não dispõem do mapa que leva aos bons resultados.

O grupo Altimeter define SMMS como ferramenta de software que usa regras de negócio e envolve funcionários e parceiros aprovados para gerenciar múltiplas contas de mídia social, como Facebook, Twitter e YouTube.

Esses sistemas contêm recursos como governança, workflow e inteligência, e são capazes de  promover integração por toda a empresa. O seu uso bem sucedido, segundo o analista, depende de estratégia  focada no negócio, processos definidos, pessoal treinado e capacidade de medir os esforços.

 

Tags: , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top