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Insights e oportunidades: tecnologia que auxilia a acertar preços em tempos de instabilidade econômica

Postado em: 10/06/2015, às 01:11 por Ricardo Ramos,

Equilibrar a balança comercial, trabalhar o superávit, controlar a inflação, estimular a produção e o consumo. A missão do novo Ministro da Fazenda está longe de ser simples, e as perspectivas do mercado em linhas gerais não falam a favor do desenvolvimento econômico.

O último dado da pesquisa Focus, do Banco Central, reajustou para baixo a perspectiva do PIB (Produto Interno Bruto) desse ano de 0,73% para 0,69%. A revisão negativa é reflexo das constantes alterações ao longo de 2014, que resultaram no baixo crescimento de 0,16% do país.

Em tempos de instabilidade econômica, em que o mercado se retrai e o consumo da população diminui, as empresas precisam criar estratégias para rentabilizar em cada oportunidade. Neste sentido, trabalhar com uma boa definição de preço é fundamental para se destacar frente à concorrência.

Assim, apesar das desconfianças do empresariado, é essencial investir em tecnologias que tragam eficiência ao negócio.

Com a precificação inteligente, por exemplo, é possível monitorar a concorrência e obter insights sobre as melhores oportunidades para subir ou baixar os preços, inclusive de forma automatizada e dinâmica, preservando margens sem deixar de ser competitivo.

Além disso, ao ter maior visibilidade e controle sobre estas variáveis, a loja virtual adquire uma visão mais clara para situações em que vale diminuir sua margem e aumentar as vendas, elevando o capital de giro ou aproveitar quando o estoque da concorrência estiver esgotado, por exemplo.

Outro ponto importante é estabelecer um planejamento maior, observando o mercado, para entender a concorrência e criar oportunidades.

Para as lojas virtuais, uma boa estratégia para 2015 é conhecer com maior profundidade o Sortimento dos concorrentes. A tecnologia auxilia o gestor a enxergar como seu concorrente vem categorizando os produtos e ofertas, quais são marcas comercializadas, qual a profundidade, ou seja, a quantidade de Skus (Unidade de Manutenção de Estoque) por categoria e marca, além de identificar preço médio dos produtos ofertados, comparando sempre com o seu mix de produtos.

A solução também ajuda a descobrir marcas e categorias comercializadas, mesmo aquelas que estão sendo descontinuadas pelos concorrentes. A empresa que sabe exatamente o que o concorrente vende se diferencia:

1 – Confira alguns pontos em que contar com Precificação Inteligente faz a diferença:

Resposta imediata: velocidade nos ajustes dos valores praticados, tornando-os cada vez mais competitivos frente à concorrência.

Posicionamento de preço: os produtos têm faixas de preços de acordo com o praticado pelo mercado, mantendo assim a estratégia baseada no público-alvo que o site deseja atingir.

Entenda o portfólio de produtos da concorrência: saiba quanta sobreposição existe entre a sua variedade e de seus concorrentes. Afine a seleção para torná-la mais diferenciada possível.

Otimize sua gama de produtos: descubra quais itens e segmentos estão disponíveis no mercado, mas que ainda não fazem parte do portfólio, e que poderiam complementar seu mix.

Identifique produtos mais rentáveis: com uma visibilidade completa sobre os produtos que são oferecidos no mercado, é possível tomar decisões mais eficientes em relação aos sortimentos.

2 – Confira alguns em pontos que a Análise de Sortimento pode ajudar:

Categorias: A loja virtual consegue identificar marcas e produtos vendidos pelos concorrentes e comparar com o seu portfólio.

Ruptura: É possível verificar produtos que estão ou não disponíveis no concorrente, e, a partir, daí criar estratégias baseadas em oferta e demanda.

Preço médio: O e-commerce analisa se os preços estão de acordo com os praticados pelos concorrentes. Assim, pode-se entender se as lojas atendem à mesma classe.

Público-alvo: É fundamental para uma loja entender seu cliente. Com a Análise de Sortimento é possível confirmar se seu preço condiz com o perfil e hábitos de consumo de seus clientes.

Ricardo Ramos, CEO da Precifica.

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