Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Mobile Wallet: você já tem a sua?

Postado em: 12/02/2014, às 17:54 por Cristiane Higashi

Se repararmos bem, termos como 'mobile marketing', 'mobile commerce' e 'mobile payment' eram, até há pouco tempo, meros desconhecidos. Nos últimos meses, no entanto, temos começado a nos habituar, tamanha a quantidade de vezes que estes nomes são mencionados na mídia.

Agora, este  grupo de soluções de mobilidade ganha mais um membro: o 'mobile wallet'. Isso porque sabemos o quanto os celulares vêm mudando, significativamente, o hábito dos consumidores.

Levantamento realizado pela Mobile Marketing Association (MMA), com o objetivo de analisar o comportamento dos usuários de smartphone no Brasil, revelou que 37% dos entrevistados já deixaram de comprar em uma loja física após consultar o preço de um produto pelo smartphone (m-commerce).

O estudo destacou também que 22% dos entrevistados já visitaram uma loja física por influência de uma publicidade vista no aparelho. Este cenário confirma o grande potencial do mobile walle', ou carteira móvel (na tradução livre do inglês para o português), no Brasil, uma vez que esta iniciativa será integrada com ações de mobile marketing e as marcas poderão oferecer aos consumidores, virtualmente, cartões de fidelidade, promoções e descontos, entre vários outros benefícios.

Além de possibilitar o pagamento sem a utilização de um cartão físico, o mobile wallet funciona como uma carteira virtual e proporciona, por exemplo, a utilização dos meios de pagamentos de forma prática e segura, facilitando o dia-a-dia dos consumidores.

Outro diferencial do mobile wallet é possibilitar a convergência entre as lojas físicas e virtuais, promovendo benefícios aos consumidores, como ter acesso a ofertas segmentadas e receber promoções exclusivas, diretamente em seus celulares.

Diversas experiências vêm sendo implementadas ao redor do mundo e mostram que o mobile wallet é um caminho sem volta, já que muitos consumidores já estão preferindo pagar  as contas com celulares e não mais pelos meios tradicionais.

Uma iniciativa que merece destaque é a do Merchant Customer Exchange (MCX). Em 2013, este grupo norte-americano de varejistas, que opera em mais de 80 mil lojas, criou a sua própria carteira móvel. Com a mobile wallet do MCX, os consumidores não realizam apenas pagamentos, eles participam de uma experiência com ofertas, promoções e serviços baseados em localização.

Casos como esse reforçam que os consumidores não querem somente comodidade, praticidade e agilidade, querem segurança e uma experiência de uso rica, indo além de um simples pagamento móvel.

Os varejistas, operadoras e grandes empresas de consumo têm, neste contexto, um papel fundamental, já que podem fortalecer a tríade m-commerce, m-payment e m-marketing e contribuir, consequentemente, para a massificação do mobile wallet no Brasil.

Quem não seguir este caminho será ultrapassado pela concorrência. Quem vai arriscar?

Cristiane Higashi, gerente de Marketing de Novas Mídias da Gemalto.

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top