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Netotiate oferece plataforma para ''pechinchar'' compras no e-commerce

Postado em: 12/10/2014, às 11:41 por Claudiney Santos

Quando um consumidor vai a uma loja física e se interessa pela compra de um produto, surge uma oportunidade de negociar um desconto direto com o vendedor, que também tem a chance de converter a negociação em venda e aproveitar a oportunidade surgida. Mas como levar essa experiência para o varejo digital.

Pensando como resolver essa questão, começou a operar em abril de 2012 a Netotiate, empresa apoiada por investimentos de venture capital. Um total de US$ 4,5 milhões foi investido até o momento na empresa, com sede em Massachusetts, que tem instalações de P&D em Tel Aviv e 16 empregados diretos.

Segundo explica Zachary Booth, diretor de Desenvolvimento de Negócios, ''a ideia é resgatar um processo importante no relacionamento cliente/vendedor que foi perdido com o advento do comércio online: a oportunidade de negociar um preço, em tempo real''.

Para tanto, ela criou uma solução pelo qual através do site, o varejista faz uma promoção de uma oferta com um desconto pré-estabelecido, que poderá receber uma contraproposta do interessado. O cliente, no próprio site, pode simular numa régua com cores indicativas qual a melhor possibilidade do seu lance ser aceito. Após o lance realizado, que só pode ser feito uma vez, recebe uma mensagem se o mesmo foi aceito ou não. Em caso positivo, vai para as demais etapas do carrinho de compra para fechar a transação.

O objetivo – diz Booth – é também beneficiar o varejista, que agora pode evitar a perda em vendas, permitindo que um comprador indeciso possa pechinchar preços de última hora.

Entre os clientes da Netotiate estão grandes varejistas nos EUA e na Europa, incluindo a Sears e a Cdiscount. Chegando ao Brasil recentemente, a empresa já firmou parceria com a B2W, Dafiti e Mobly.

''Cada site de varejo tem uma taxa de 1-2% de conversão média. Então, isso significa que 98-99% dos consumidores não estão comprando. Não há muitas maneiras de engajá-los ou adquirir qualquer informação adicional sobre porque desistiram da compra: se foi por causa do tempo para processar ou por conta da concorrência, experiência no site etc. O foco da Netotiate é atuar especificamente nestes 98% e converter o máximo de visitantes em vendas'', explica o executivo.

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